Sábado, 17 de Novembro de 2018
Chacina no Mato Grosso exige punição severa da Justiça aos criminosos
Polícia do Mato Grosso busca descobrir identidade dos criminosos que praticaram chacina contra agricultores em Taquaraçú, MT
23/04/2017 | 1:52
Postado por: Destaque Catarina
A- A+

Um crime bárbaro, hediondo praticado contra famílias de agricultores na localidade de Taquaraçú, interior do Mato Grosso. A chacina ocorreu na última sexta-feira,21, Dia de Tiradentes. Nove pessoas foram assassinadas por um grupo armado e mascarado que pegou de surpresa os agricultores que residiam há muitos anos no assentamento de terra denomidado: Taquaraçú, distante cerca de mil quilômetros de Cuiabá - capital do Mato Grosso.

 

Os corpos das vítimas incluindo algumas crianças e idosos foram transladados na madrugada de sábado,22, para a pequena cidade de Colniza, que fica distante cerca de 150 quilômetros de onde foi praticada a chacina. Há suspeitas de que alguns fazendeiros desta região tenham contratado criminosos para praticar a chacina a fim de retirar a força famílias que formam este assentamento de terra em Taquaraçú.

 

A região é tida como área de conflito e violência há mais de 10 anos. Cerca de 100 famílias vivem na Localidade de Taquaraçú, segundo a Comissão Pastoral da Terra- CPT. A Polícia de Mato Grosso intensifica as investigações na região a fim de descobrir a autoria deste bárbaro crime que chocou o país. Há cerca de dois anos atrás um casal e líderes de agricultores desta região foram assassinados numa emboscada e até hoje sequer a autoria deste crime foi descoberta pela polícia desta região norte do Mato Grosso.

 

Taquaraçú relembra outro fato histórico de conflitos de terras. Foi durante a Guerra do Contestado, no início do século passado, na região centro norte de Santa Catarina e sul do Paraná. O conflito entre caboclos daquela região produtora de Erva-Mate e rica também em Araucárias onde uma empresa americana retirava muita madeira desta região e acabou gerando um dos maiores conflitos armados da história do Brasil - a Guerra do Contestado entre outubro de 1912 a agosto de 1916.

 

Calcula-se que mais de 10 mil pessoas morreram na Guerra do Contestado. A região de Taquaraçú, pertencente ao município de Curitibanos, foi uma das localidades em que ocorrera um dos maiores confrontos armados durante a Guerra do Contestado. Conflito este gerado por motivação de invasões de terras pertencentes aos caboclos e também diante da discussão sobre a divisa entre os estados de Santa Catarina e o Paraná. A chacina ocorrida em Taquaraçú, na região norte to Mato Grosso, ocorrera na semana em que lembra o massacre de Eldorado, no Pará, ocorrido há 21 anos atrás e que vitimou dezenas de mortes de agricultores.

Comentários (0)
Seja o primeiro a comentar.
© 2010 - 2018 Jornal Destaque Catarina. Todos os direitos reservados
Encaminhe esta notícia
Seu nome
Seu e-mail
E-mail remetente
Comentário
Caracteres restantes

Enviar notícia
Reportar abuso
Seu nome
Seu e-mail
Seu telefone
Comentário
Caracteres restantes

Reportar abuso
Faça seu login!
Login
Senha
Permanecer conectado
Conectar