Domingo, 15 de Setembro de 2019
Amazônia agonia. Chamas devorando florestas derrubadas criminosamente. Fogo avança diuturnamente na maior floresta tropical do mundo
Amazônia pede socorro. Fogo em florestas tombadas ao chão vão devorando mata indefesa da maior floresta do mundo
09/09/2019 | 18:28
Postado por: Destaque Catarina
A- A+
A região amazônica sofre a pior crise de destruição devido as queimadas de florestas derrubadas, muitas destas áreas de matas que foram ao chão de forma criminosa diante da exploração de madeiras nobres e também devido ao uso destas áreas devastadas a fim de exploração do agronegócio e também de exploração de minérios e especialmente da pecuária. Nestes pelo menos últimos 50 anos a Amazônia perdeu um quinto de suas florestas tropicais - uma destruição inaceitável e que mostra a fragilidade das políticas de fiscalização e controle além do combate à derrubada de florestas na Amazônia.
 
 
As queimadas que atingem centenas de pontos da região amazônica dobrou em relação ao mesmo período de 2018. O fogo vai devorando arvores que foram ao chão, bem como, áreas em que ocorrem exploração da pecuária; muitas destas áreas sofrem queimadas para a renovação das pastagens que alimentam rebanhos bovinos desta região. As consequências destas queimadas são bastante abrangentes e fumaça se deslocam milhares de quilômetros quadrados até chegar a regiões como de Goiás; São Paulo; Bahia e Minas Gerais.
 
 
Os estados onde mais ocorrem as queimadas são : Amazonas; Pará; Rondônia; Acre; Roraima; Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, mas há também outros que também são registradas em menor escala as queimadas como Paraná; Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A região sul do Amapá também tem registrada queimadas. Em vários países especialmente da Europa e até da Ásia começam intensificar-se movimentos para evitar aquisições de produtos de origem animal provenientes do Brasil.
 
 
O setor de couro já sentiu este primeiro efeito destas medidas sendo que outro setor que poderá sofrer também redução de exportações é o de carne bovina; suína e até de aves. O governo federal iniciou algumas medidas visando combater as chamas na região amazônica, porém, é uma medida governamental que merece maior intensidade de combate principalmente à derrubadas de florestas. Afinal, as árvores tombadas e de forma criminosa como ocorre com maior frequência desde há décadas na região amazônica; merece sim ser combatida com rigor e punir quem pratica estes atos de crime ambiental.
Comentários (0)
Seja o primeiro a comentar.
© 2010 - 2019 Jornal Destaque Catarina. Todos os direitos reservados
Encaminhe esta notícia
Seu nome
Seu e-mail
E-mail remetente
Comentário
Caracteres restantes

Enviar notícia
Reportar abuso
Seu nome
Seu e-mail
Seu telefone
Comentário
Caracteres restantes

Reportar abuso
Faça seu login!
Login
Senha
Permanecer conectado
Conectar