Quinta-feira, 16 de Setembro de 2021
Chile inaugura primeira usina termossolar da América Latina
14/06/2021 | 9:00
Postado por: Destaque Catarina
A- A+

Um projeto audacioso e dos mais expressivos do setor produtivo de energia solar do mundo. O governo do Chile, inaugurou no último dia 08, a primeira usina termossolar da América Latina. É a usina Cerro Dominador, que está localizada na região do Atacama - a região mais árida e com a maior radiação solar do mundo. O projeto busca a neutralidade de carbono prometida até 2050.

 

A usina Cerro Dominador, ocupa uma área construída de 700 hectares no deserto do Atacama, no Chile. O projeto foi desenvolvido pelas empresas da Espanha, Abrengoa e Acciona e custou cerca de US$ 1 bilhão de dólares com recursos oriundos do Fundo de Energia Limpa (CTF); BID- Banco Interamericano de Desenvolvimento; Fundo Canadense e da União Européia, além de recursos do governo do Chile. O presidente do Chile Sebastiãn Piñera, destacou a importância esta usina termossolar no país chileno que visa renovação da matriz energética e lembrou deste projeto quando do Acordo de Paris Sobre o Clima que tem por meta até 2050 passar a ter zero emissões líquidas de CO2.

 

A Usina Cerro Dominador é um projeto "espetacular", diz o pintor Juan Godoy, da série " Os Girassóis "

A Usina Termossolar Cerro Dominador, na região do Deserto do Atacama, no Chile, ocupa uma área circular de 700 hectares e mais de 10.600 heliostatos ( espelhos ) que cercam uma torre de 250 metros de altura onde no topo os raios dos sol são refletidos. Um receptor contém sais fundidos, os quais são aquecidos a mais de 560 graus Celsius a fim de gerar o vapor de água que aciona em seguida uma turbina que gera 10 MW de eletricidade limpa. Esta estrutura da Cerro Dominador possui uma combinação com uma planta fotovoltaica adjacente onde ambas somam um total de 210 MW de energia renovável.

 

Esta combinação na Cerro Dominador, no Atacama, Chile, permite uma economia de mais de 600 mil toneladas de emissões de CO2 por ano. Isto é equivalente aos 300 mil carros emitindo CO2 num único ano. O projeto da Cerro Dominador teve início em 2014 e está localizado na região Norte do Chile, na costeira de Antofagasta a uma altura de 3 mil metros do nível do mar, na região de Maria Elena. A usina termossolar Cerro Dominador possui 10,6 mil espelhos de 140 metros quadrados cada uma distribuídas numa área de 3,5 quilômetros e reflete a luz solar para a parte superior da torre central de 243 metros de altura. Já é uma atração turística no Atacama que por si só esta bela região chilena já é um pólo de turismo dos principais da América Latina e agora com a usina Termossolar Cerro Dominador fica ainda mais interessante pelos dois aspectos: primeiro o de renovação de matriz energética no Chile. Segundo, pelo aspecto da beleza e da magnitude deste belíssimo projeto que tem como base de semelhança a um girassol. O pintor brasileiro Juan Godoy, cujo artista plástico possui milhares de obras de arte espalhadas pelo mundo e onde constam, inclusive a série : " Os Girassóis de Juan Godoy "; destacou que a Usina Cerro Dominador é um projeto espetacular elaborado e desenvolvido pelas empresas Abengoa e Acciona em parceria com o governo do Chile e que tem essa magnitude de encantamento em pleno Deserto do Atacama ( Chile ).

Comentários (0)
Seja o primeiro a comentar.
© 2010 - 2021 Jornal Destaque Catarina. Todos os direitos reservados
Encaminhe esta notícia
Seu nome
Seu e-mail
E-mail remetente
Comentário
Caracteres restantes

Enviar notícia
Reportar abuso
Seu nome
Seu e-mail
Seu telefone
Comentário
Caracteres restantes

Reportar abuso
Faça seu login!
Login
Senha
Permanecer conectado
Conectar