Quinta-feira, 16 de Setembro de 2021
Amazônia sofre estarrecedora destruição de florestas: incêndios; exploração de madeira; minérios e do agronegócio
15/07/2021 | 14:25
Postado por: Destaque Catarina
A- A+

A região amazônica no Brasil; está em fase crítica; agonizando diante a devastadora ação de exploração da madeira; exploração de minérios; incêndios com vasta destruição das florestas e também da ocupação de áreas para utilização da exploração do agronegócio. As áreas devastadas na região Amazônica, são alvo de investigações desde muitas décadas, porém, os resultados destas investigações nem sempre acabam promovendo o retorno devido aos estragos provocados no ecossistema amazônico.

 

O processo de desertificação na região Amazônica já é visível em muitas áreas desta região. A onda de derrubadas de árvores; incêndios e retirada de madeira, deixando um rastro de destruição em vários pontos desta região Amazônica; provocam consequências catastróficas ao meio ambiente. Recente pesquisa do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (IMPE), revelou que a floresta Amazônica já produz mais CO 2 do que absorve. Isto é muitíssimo grave. Chega ser impactante em termos de condições e comprometimento ambiental. A temperatura na região Nordeste da Amazônica subiu 2 graus centígrados nestes últimos pelo menos 40 anos e na região Sudeste houve aumento de 2,5 graus centígrados a temperatura desta região.

 

Catástrofe na Amazônia amplia as consequências ambientais no Planeta

O aquecimento na região Amazônica gera de imediato o estresse hídrico e por consequência provoca maior mortandade de árvores e desta forma vai gradativamente e rapidamente provocando a destruição do ecossistema amazônico. A catástrofe na Amazônia já dura muitas décadas e diante da flata de políticas públicas de controle e fiscalização, bem como, da falta de uma rígida legislação visando punir rigorosamente quem pratica o crime ambiental, especialmente na região Amazônica -a mais visada por setores exploradores de áreas a fim de introduzir outros aspectos produtivos de alcance financeiros imediatos sem respeitar os valores naturais ambientais; geram desta forma o avanço devastador das florestas amazônicas.

 

As consequência desta degradação ambiental na região Amazônica são as ocorrências de mudanças climáticas que estão ocorrendo em todo o Planeta, cuja mudança inclui o degelo polar, o aumento de chuvas avassaladoras como desta semana na Alemanha; Bélgica e na Holanda, onde dezenas de pessoas morreram e a destruição vem sendo das piores já ocorrida por enchentes e enxurradas nestes países. Para reverter esta realidade deve ser adotado políticas de controle e recuperação ambiental e que vai de médio a longo prazo para recuperar grande parte do que a regiao Amazônica sofre nestas últimas 60 décadas.

Comentários (0)
Seja o primeiro a comentar.
© 2010 - 2021 Jornal Destaque Catarina. Todos os direitos reservados
Encaminhe esta notícia
Seu nome
Seu e-mail
E-mail remetente
Comentário
Caracteres restantes

Enviar notícia
Reportar abuso
Seu nome
Seu e-mail
Seu telefone
Comentário
Caracteres restantes

Reportar abuso
Faça seu login!
Login
Senha
Permanecer conectado
Conectar