Quarta-Feira, 20 de Outubro de 2021
Porta-voz do Taleban Zabihullah Mujahid disse que o Taleban "deseja relações amigáveis com todos os países ao redor do mundo"
20/08/2021 | 21:50
Postado por: Destaque Catarina
A- A+

Segundo o porta-voz do Taleban que assumiu o poder no Afeganistão há cerca de uma semana atrás, Zabihullab Mujahid, destacou ao jornal Afegão Ariana News, de que o Taleban " deseja relações amigáveis com todos os países ao redor mundo ", especialmente os Estados Unidos, " que eles não têm sido hostis a nenhum país , destacou Mujahid. Apesar da grave situação no Afeganistão onde milhares de afegãos tentam sair do país, ocupando espaços dentro do Aeroporto em Cabul onde aviões militares dos Estados Unidos, Reino Unido, da Alemanha, dentre outros países que buscam dar suporte de apoio à saída de afegãos que temem pela situação diante da tomada de poder pelo Taleban.

 

" O mundo não deve ter medo de nós ", frisou o porta-voz do Taleban. Mas, neste início da chegada do Taleban no poder no Afeganistão, a situação é de preocupação internacional diante do desespero de milhares de afegãos que buscam sair do país. É caótica a situação neste momento no Afeganistão e uma nova onda de imigrantes começa intensificar-se rumando à outros países vizinhos e principalmente da Europa. Na maioria das escolas no Afeganistão, as jovens estudantes estão indo às escolas e o apelo do Taleban é para que os afegãos continuem com suas atividades tanto aos civis quanto aos militares " sem obstáculo neste país ", disse Mujahid.

 

Objetivo é evitar agravar a crise social e econômica do Afeganistão agora sob domínio do poder pelo Taleban. Há ainda conflitos populares localizados e de grupos resistentes ao Taleban e que se espera um diálogo amplo com organismos internacionais como da ONU para evitar agravamento maior no Afeganistão, principalmente o conflito armado que se deve evitar ao máximo. Para o membro da Comissão de Assuntos Culturais do Taleban Sardar Mohammad Shakib; durante cerimônia comemorativa à data da Independência do Taleban, na quinta-feira (19); sob hasteamento do bandeira do Taleban; fez apelo para o reconhecimento internacional ao ver a repercussão internacional da chegada ao poder pela força do Tabelan. Principais líderes do Taleban conclamaram a população afegão para criar em conjunto um sistema inclusivo a fim de evitar que o Afeganistão mergulhe ainda mais numa crise maior.

 

Para o vice-chefe do escritório político do Taleban no Qatar, Abdul Salam Hanafi; as missões diplomáticas e os funcionários militares e civis do governo " podem trabalhar ao lado do Taleban "sem preocupação". Outro líder do Taleban afirmou ao Ariana News d e que os direitos de ninguém serão violados e que " todos os benefícios dos trabalhadores serão pagos pelo governo sob regime do Taleban. O anúncio ocorreu logo após a tomada de Cabul, a Capital do Afeganistão. Hanafi, disse ainda de que não há nenhum "obstáculo para as mulheres se elas observarem o hijab islâmico ".

 

5,7 milhões de crianças menores de cinco anos estão passando fome no Afeganistão, diz World Save Children

São as crianças as que mais estão sofrendo desde há anos no Afeganistão diante da fome que atinge cerca de 5,7 milhões de crianças menores de cinco anos de idade, diz a organização The World Save Children. O Afeganistão é o segundo maior número de pessoas com fome no mundo. Cerca de 2,8 milhões destas crianças possuem menos de cinco anos de idade e sofrem co desnutrição. Nos últimos dois meses, pelo menos 130.000 pessoas no Afeganistão foram forçadas a deixar suas casas. 60% delas são crianças, segundo relatório da Organização Mundial das Nações Unidas (ONU). O número de crianças deslocadas no Afeganistão aumentou para 362.000 diz a The World Save Children. Há escassez de alimentos e também a seca que prejudica ainda mais a situação da falta de alimentos à população.

Comentários (0)
Seja o primeiro a comentar.
© 2010 - 2021 Jornal Destaque Catarina. Todos os direitos reservados
Encaminhe esta notícia
Seu nome
Seu e-mail
E-mail remetente
Comentário
Caracteres restantes

Enviar notícia
Reportar abuso
Seu nome
Seu e-mail
Seu telefone
Comentário
Caracteres restantes

Reportar abuso
Faça seu login!
Login
Senha
Permanecer conectado
Conectar