Quinta-feira, 16 de Setembro de 2021
Brasil sob riscos de um apagão. Seria desastroso ao país que mais prejudica o meio ambiente no mundo
02/09/2021 | 23:13
Postado por: Destaque Catarina
A- A+

Queimadas avassaladoras constantes ocorridas no Brasil e que estão destruindo a biodiversidade brasileira é uma alavanca principal para ocorrências das secas e mortes de rios, cujas bacias hidrográficas já não suportam estes efeitos destrutivos da natureza no país. Florestas indo ao chão em várias regiões do Brasil como principalmente na bacia amazônica, pantanal e cerrado. Mas, os incêndios florestais começam atingir regiões próximas de grandes centros urbanos como do recente ocorrido na região de São Paulo (SP). O Brasil sofreu somente no ano de 2020 mais de 222.798 focos de incêndios, sendo 12% a mais do que em 2019. O Estado de São Paulo somente no mês de agosto passado sofreu mais de 2.277 focos de incêndios. Diante das consequências das secas com a falta de chuvas no Brasil, a ameaça real de ocorrência de um apagão no sistema de abastecimento de energia elétrica no país é uma realidade. É uma questão de tempo, caso haja pouca incidência de chuvas no país. As consequências de um apagão elétrico no Brasil seria uma verdadeira catástrofe com prejuízos econômicos àe sociais elevadíssimos.

 

Bioma brasileiro sendo ameaçado de extinção diante devastação há décadas ocorrendo no país

Queimadas, desmatamentos e exploração de minérios além de de lançamentos de lixo e esgoto nos mananciais pelo Brasil afora, provocam como consequência direta prejuízos natureza em si. Diante dos desmatamentos criminosos que vem ocorrendo em várias regiões do Brasil, principalmente na bacia amazônica; além das consequências climáticas; a morte de milhares de espécies de animais e de plantas; mostra a gravidade com que as queimadas de florestas deixam rastros de destruição e consequências ambientais de elevada monta, além de afetar diretamente o clima. Segundo a União Internacional para Conservação da Natureza, entre os anos de 2001 a 2019 no Brasil, cerca de 11.514 espécies de plantas e 3.079 espécies de animais foram atingidos pelos incêndios no Brasil, sendo o número de mortes alcançando centenas de milhões de unidades florestais e também outras centenas de milhares de animais mortos. O bioma brasileiro vem sendo ameaçado de extinção devido a devastação constante que vem ocorrendo em todo o país. A Bacia Amazônica por exemplo, deverá ter até 2050, infelizmente uma redução na ordem de 45% da cobertura vegetal a persistir a devastação que vem o correndo há décadas naquela região do país.

 

EUA se aproxima da China em debate sobre o Clima

Uma cooperação mútua entre os Estados Unidos e a China; começa ganhar corpo na medida com que amplos debates sobre as condições das alterações climáticas e suas consequências diretas ao meio ambiente; na economia e na saúde das populações de todos os continentes; estão apresentando-se ultimamente. O enviado dos Estados Unidos, John Kerry à Tiajin, recentemente, durante encontro com o também enviado especial chinês Xie Zhenhua, afim de debater questões climáticas do Planeta; é uma resposta clara de que os Estados Unidos assim como a China estão preocupados com as alterações climáticas que têm provocado tragédias seguidas como ocorridas na Europa (Alemanha, Portugal; Espanha - os mais atingidos por enchentes e incêndios florestais ) e nos Estados Unidos mais recentemente (, região da Flórida como em Nova York e Nova Jersey onde 24 pessoas morreram na última quarta-feira, 01). Para Wang Yi - ministro das Relações Exteriores da China, presente no encontro com John Kerry e Xie Zhenhua; a cooperação em questões climáticas é uma espécie de "oásis ", mas alertou de que se for " cercado " pelo deserto, mais cedo ou mais tarde; será abandonado.

Comentários (0)
Seja o primeiro a comentar.
© 2010 - 2021 Jornal Destaque Catarina. Todos os direitos reservados
Encaminhe esta notícia
Seu nome
Seu e-mail
E-mail remetente
Comentário
Caracteres restantes

Enviar notícia
Reportar abuso
Seu nome
Seu e-mail
Seu telefone
Comentário
Caracteres restantes

Reportar abuso
Faça seu login!
Login
Senha
Permanecer conectado
Conectar