Segunda-Feira, 22 de Outubro de 2018
Como você limpa os seus ouvidos?
29/10/2012 | 10:58
Postado por: Destaque Catarina
A- A+

Limpar os ouvidos com cotonete faz parte da higiene diária de muitas pessoas, para outras já é um hábito. Mas o que muita gente não sabe é que esse simples ato pode gerar sérios problemas para a saúde dos ouvidos.

 

Todo mundo tem cera no ouvido e a cor pode variar entre amarelo clara e marrom escura. A cera é produzida por glândulas existentes no canal auditivo mais externo, sendo produzida e expelida normalmente a partir do crescimento da pele. Sua função é de recobrir a pele do canal auditivo e o proteger da água, que pode conter microorganismos nocivos. O cerume também retém a poeira e partículas de areia, impedindo que elas cheguem até o tímpano e causem danos.

 

A melhor maneira de retirar o excesso de cera sem prejudicar o ouvido é utilizar uma toalha e fazer a limpeza logo após o banho, limpando somente até onde o dedo alcança, assim, a cera não será empurrada em direção aos tímpanos.

 

A inserção do cotonete para limpar os ouvidos não é capaz de puxar a cera de dentro para fora; ao contrário, ele tende a empurrá-la para dentro da orelha, dificultando a expulsão natural e, consequentemente, favorecendo a formação de "rolhas de cerume." Essas rolhas tampam a passagem do som pelo conduto auditivo e causam a diminuição da audição. Ao limpar os ouvidos estimulamos as glândulas ceruminosas a produzirem mais cera, ou seja, quanto mais limpamos, mais cera nosso organismo produz. Além disto, o indivíduo pode causar uma lesão no canal ou no tímpano, além de otites externas, infecções e em último caso pode até precisar de uma cirurgia para correção.

 

Quando se forma a rolha de cera/cerume e a pessoa tem a sensação de audição abafada chamamos de perda auditiva condutiva. Neste caso, se torna necessária uma limpeza do ouvido por um médico otorrinolaringologista. É ele quem está apto para retirar toda a cera que o cotonete estará apenas empurrando. Após a retirada da cera, a audição volta a normalidade. Mas fique atento, pois nem sempre o motivo de uma perda auditiva é o cerume.

 

E a Fonoaudiologia? O que tem a ver com o uso do cotone? Se o uso do cotonete pode lesar a nossa orelha e causar uma perda auditiva, a Fonoaudiologia tem relação direta com este problema, pois ele irá prejudicar a saúde auditiva da pessoa, requerendo a atuação de um fonoaudiólogo, tanto para avaliar a audição quanto para acompanhar o tratamento prescrito pelo médico. Cuide bem da sua audição!

 

Artigo elaborado pelas acadêmicas Daniele Laís Urnau e Lígia Patron Witwytzkyj, do 10º período do curso de Fonoaudiologia da UNIVALI, orientado pela Prof.ª MSc. Débora Frizzo Pagnossin.

Comentários (0)
Seja o primeiro a comentar.
© 2010 - 2018 Jornal Destaque Catarina. Todos os direitos reservados
Encaminhe esta notícia
Seu nome
Seu e-mail
E-mail remetente
Comentário
Caracteres restantes

Enviar notícia
Reportar abuso
Seu nome
Seu e-mail
Seu telefone
Comentário
Caracteres restantes

Reportar abuso
Faça seu login!
Login
Senha
Permanecer conectado
Conectar