Sábado, 17 de Novembro de 2018
Atenção ao Oeste
Por: Mario Cezar de Aguiar
01/11/2018 | 13:37
Postado por: Destaque Catarina
A- A+

Ao longo de sua história, o Oeste de Santa Catarina sempre enfrentou muitas adversidades para seu desenvolvimento econômico e social. Distante dos centros consumidores, com infraestrutura de transporte e de energia cronicamente precárias, a região teve que vencer uma infinidade de obstáculos para, sob a liderança de visionários empreendedores, construir uma agroindústria modelo no Brasil e no mundo. Outros setores prosperaram na região, como é o caso de móveis, madeira e construção, contribuindo para que Santa Catarina alcançasse um crescimento econômico diversificado e equitativamente distribuído entre suas regiões.

 

Ao instalarmos a diretoria da FIESC por uma semana no Oeste catarinense, pudemos nos aproximar mais, dialogar e conhecer mais profundamente os desafios enfrentados. Ainda que a qualidade e a produtividade das indústrias sejam de padrão internacional, existem problemas que comprometem o bom desempenho da região numa economia globalizada e cada vez mais competitiva. A precariedade dos transportes prejudica o escoamento da produção, os deslocamentos internos e a chegada de grãos, essenciais para a cadeia agroindustrial. Nas reuniões, também ouvimos relatos preocupantes de problemas de confiabilidade no abastecimento de energia, com interrupções severas e frequentes, que trazem desafios a setores como o de alimentos.

 

Apesar dos entraves, nenhuma indústria que visitamos fez menção à crise, e diversas crescem a taxas anuais de 30%. É essa determinação em transpor qualquer obstáculo que explica porque a região se desenvolve, mesmo em cenários adversos. Em suma, a região oferece uma importante contribuição à geração de riquezas ao Estado e ao País, mas se tiver mais atenção, pode fazer muito mais. Portanto, além de ser uma questão de justiça, investir no Oeste é estratégico para manter o equilíbrio do desenvolvimento regional do Estado e a qualidade de vida dos catarinenses, destaca neste artigo o Presidente da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc); Mario Cezar de Aguiar. (Foto: Marcos Campos). Colaboração: Marcos A. Bedin.

Comentários (0)
Seja o primeiro a comentar.
© 2010 - 2018 Jornal Destaque Catarina. Todos os direitos reservados
Encaminhe esta notícia
Seu nome
Seu e-mail
E-mail remetente
Comentário
Caracteres restantes

Enviar notícia
Reportar abuso
Seu nome
Seu e-mail
Seu telefone
Comentário
Caracteres restantes

Reportar abuso
Faça seu login!
Login
Senha
Permanecer conectado
Conectar