Sábado, 05 de Dezembro de 2020
2019 para o Brasil foi um dos anos mais trágicos da sua história
(*) Juan Godoy
23/12/2019 | 0:27
Postado por: Destaque Catarina
A- A+
A sensação de ver um Brasil vivendo uma gama de situações desde tragédias em todas as áreas : ( Saúde; Educação; Segurança Pública; Meio Ambiente; Política; Saneamento Básico; Jurídica; Cultura; Habitação; Esportes; Agricultura, dentre outras, mostra o quanto o Brasil vai  afundando e agonizando diante a maior tragédia da  história que é o acúmulo da roubalheira do dinheiro público ao longo de décadas e que muito pouco retornaram aos cofres públicos deste país. O ano de 2019 trouxe ao Brasil uma revelação ímpar em todos os aspectos. Primeiro o de ser governado por um grupo de pessoas que deveria estar num sistema de governo numa espécie de  reinado.
 
 
Pai e filhos ditando ou tentando ditar as ordens de como governar um país. Um deles chega ao absurdo de pedir ao STF a suspensão de investigações contra si. Outros ex-presidentes do Brasil, um foi preso e depois de um ano atrás das grades acabou sendo solto, mas possui vários outros processos tramitando na Justiça Federal capaz de colocá-lo de volta à prisão e tudo por corrupção e lavagem de dinheiro. Um outro aliado mafioso deste ex-presidiário também acabou sendo levado à prisão, foi solto logo em seguida e está em situação  semelhante ao do aliado mafioso.
 
 
E lá se vão dezenas de políticos corruptos presos como vários administradores de prefeituras ( prefeitos ; vereadores;  deputados estaduais; governadores, além de muitos desembardgaores e juízes, bem como, diversos conselheiros de Tribunais de Contas de vários estados do país, que provocaram desvios de recursos públicos através de práticas diversas ilícitas. Este ano de 2019 comparado com anos anteriores em termos de escancaramento desta roubalheira de dinheiro público, indubitavelmente; foi a maior já registrada no Brasil. Por outro lado, houve de forma positiva o encarceramento de centenas destes ladrões do dinheiro público - dinheiro do povo brasileiro.
 
 
São portanto, tragédias oriundas das ações mafiosas onde quadrilhas super aparelhadas desde há décadas roubam centenas de milhões como foram e estão sendo descobertas não somente através da Operação Lava Jato, porém por várias outras frentes investigatórias da Polícia Federal e Ministério Público Federal- isto e todo o território brasileiro - o que se não fosse trágico seria cômico ver um bando de gente tido como famosos em suas atuações especialmente políticas- administrativas indo parar na prisão e por ser ladrão do dinheiro público.
 
 
Tragédias que o Brasil vivencia todos os anos, mas nunca como ao que 2019 apresentou em várias áreas. No Meio Ambiente a avalanche de incêndios florestais na região da Amazônia e em outras áreas em todo o país. E a região litorânea do Nordeste que sofreu a presença de milhares de toneladas de manchas de óleo cru - petróleo que fez além dos prejuízos ambientais, prejuízos também para a economia em muitas comunidades litorâneas do Brasil; atingidas pelo petróleo. 
 
 
2019 - Um ano para se esquecido para sempre
 
O Brasil de 2019, vivenciou outras tragédias como da maior crise na área da saúde pública especialmente no Rio de Janeiro. Mas, esta realidade catastrófica na Saúde Pública do Brasil, atingiu também outras centenas de cidades brasileiras. Registro de pessoas morrendo nos corredores de hospitais e até nas calçadas em frente a hospitais, sem ter a chance de receber o atendimento à saúde. Porém, a roubalheira de dinheiro público na Saúde continuava sendo descobertas em várias cidades e estados do país.
 
 
O mais recente das descobertas desta roubalheira de dinheiro público e na área da Saúde além do que ocorreu no Rio de Janeiro e em várias outras cidades, foi na Paraíba onde ex-governador foi preso juntamente com uma deputada e uma prefeita e o atual governador sendo também investigado. Mas, as tragédias continuavam sendo a marca de 2019 no Brasil. Comunidades indígenas sendo atacadas e registros de mortes de lideranças indígenas. O Brasil marcou 2019 na imprensa internacional como nunca antes registrada devido à avalanche de situações trágicas e cômicas. 
 
 
Tragédias de 2019 como a de rompimento de barragens levando à morte centenas de pessoas. Para mostrar o quanto a situação ridícula de alguns ocupantes de cargos públicos na esfera principalmente federal, chegando ao ponto de uma ministra sinistra largar a frase:  " Menina veste rosa ,menino veste azul ", declaração absurda de uma ministra que sequer deveria estar ali ocupando este cargo público para mencionar asneiras como a desta frase infeliz e preconceituosa.  E tem outras como a dita pelo presidente Bolsonaro : " Soltar um pum dia sim dia não ",  semelhante a da maldita intenção da ex-presidenta Dilma que disse que o Brasil deveria  " estocar vento " - somente se este vento fosse naquele lugar dela ou no sítio de Atibaia do ex-presidente igualmente mafioso Lula, ou dentro do apartamento Triplex, no Guarujá (SP).
 
 
E 2019 foi mais além na questão trágica & cômica: as solturas de mafiosos e corruptos por parte de alguns ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Supremo Tribunal de Justiça ( STJ ). Aliás, a comilança de lagostas e vinhos caríssimos em licitação do STF por si só já demonstra o desaforo para com a paciência e a fome de milhões de brasileiros. Desemprego que atinge mais de 15 milhões de cidadãos. Outros mais de 38 milhões no sub emprego com míseros salários e um somatório de mais de 56 milhões de brasileiros vivendo em estado de miserabilidade. este é o retrato fiel do Brasil que em 2019 vivenciou situações que pouco ou quase nada propiciou de alavancar de vez a transformação em prol da justiça e do desenvolvimento social e econômico para todos cidadãos deste país, com exceção é óbvio para àqueles bandidos, corruptos e mafiosos.
 
 
A estes canalhas que juntos ou separados, continuam sendo o cancro de uma Nação como a do Brasil. 2019 no Brasil se viu muitos mafiosos e corruptos tidos em listas de anos anteriores de revistas das mais conceituadas do mundo na área econômica; como sendo os " mais ricos " do planeta, mas que por tratar-se de criminosos que praticaram desvios bilionários dos cofres públicos, acabaram indo parar na prisão e ou mesmo por decisão vergonhosa do STF e até mesmo do STJ; irem à prisão domiciliar ( para mansões ). 2019 no Brasil,  muitos desembargadores da Justiça seno desmascarados por práticas ilícitas envolvendo enriquecimento ilícitos e por integrar organizações criminosas como no caso na Bahia e Rio de Janeiro, por exemplo. Exemplo ? 
 
 
2019 no Brasil, centenas de políticos continuavam indo parar na prisão. Foi assim na maioria dos estados brasileiros.  No Rio de Janeiro; São Paulo; Mato Grosso; Roraima; Amazonas; Pará; Bahia; Pernambuco; Alagoas; Goiás; Rio Grande do Sul, Paraná; Santa Catarina; Maranhão; Tocantins e vários outros estados deste país. Cidade de Itapissuma, em Pernambuco é o retrato fiel desta realidade vergonhosa e triste para uma população. Lá, nesta cidadezinha onde impera a miséria e a roubalheira do dinheiro público é farta foram afastados por determinação da Justiça desde o prefeito, vice- prefeito, secretários e todos os vereadores.  Itapissuma (PE), ficou sem administração. Caso semelhante ocorrido em Uberlândia onde 20 dos 27 vereadores foram parar na prisão e fato semelhantes ocorreram em dezenas de cidades brasileiras.
 
 
Aí fica a pergunta: haja paciência do povo deste país em esperar para que a Justiça seja de fato mais rigorosa com ladrões do dinheiro público - dinheiro do povo brasileiro. Dinheiro público que está faltando em todas as áreas públicas no Brasil. No Brasil para acabar com a corrupção é como se alguém quer acabar com a doença. Para acabar com a doença é necessário acabar com a causa que provoca tal doença.  Assim, ocorre com a corrupção no Brasil. Que 2020 seja o ano para que o povo brasileiro encontre este verdadeiro remédio para a cura contra a corrupção e contra corruptos, contra mafiosos que atuam neste país.
(*) Jornalista e Pintor
 
Foto: Folha de Londrina  
Comentários (0)
Seja o primeiro a comentar.
© 2010 - 2020 Jornal Destaque Catarina. Todos os direitos reservados
Encaminhe esta notícia
Seu nome
Seu e-mail
E-mail remetente
Comentário
Caracteres restantes

Enviar notícia
Reportar abuso
Seu nome
Seu e-mail
Seu telefone
Comentário
Caracteres restantes

Reportar abuso
Faça seu login!
Login
Senha
Permanecer conectado
Conectar