Sábado, 23 de Janeiro de 2021
Lajes elegeu primeira prefeita que fez o Brasil mudar sua história política
Por A. Godoy
14/11/2020 | 13:23
Postado por: Destaque Catarina
A- A+

A participação das mulheres na atividade política no Brasil, há décadas encontrando resistências, mas que aos poucos e em cada eleição vem apresentando mudanças substanciais desde que a cidade de Lajes (RN), elegera a primeira mulher prefeita da América Latina, em 1929. Luzia Alzira Teixeira Soriano, elegeu-se prefeita de Lajes num período em que iniciou-se uma nova página na história política não somente no Brasil, porém, na América Latina. A potiguar ficou no cargo executivo municipal de Lajes por um período de dois anos, suficientes para mostrar a capacidade administrativa revolucionária da atuação feminina no campo político- administrativo municipal de Lajes. Assumira a prefeitura aos 32 anos de idade pelo partido Republicano e obteve 60 por cento dos votos válidos.

 

Desde aquele início marcante da participação de uma mulher na atividade política partidária e administrativa nas esferas tanto do legislativo quanto do executivo ( municipais; estaduais e federal ), o Brasil começa ganhar campo e força diante desta militância da mulher no campo político nacional. O Brasil ainda que necessite cada vez mais da participação maior das mulheres na política, filiando-se à um dos mais de 30 partidos políticos constituídos no país; faz-se necessário incentivar a atuação feminina nesta atividade política nacional. A gestão administrativa compartilhada entre homens e mulheres fortalece a democracia e mais do que isto, insere um contexto de múltiplo auxílio na resolução dos graves problemas sociais econômicos que o Brasil enfrenta há décadas

 

A presença da mulher no campo político- administrativo insere ao alcance de respostas aos anseios maiores da sociedade brasileira: justiça social. Ampliar o leque de participação de todos os cidadãos, sem discriminação alguma contra quaisquer cidadão ou cidadã. A universalização plena, manutenção da pluralidade de pensamentos e respeito mútuos entre as pessoas, dignidade e justiça, respeito aos direitos coletivos e individuais; assegurar pleno direitos à saúde; educação; segurança; trabalho e desenvolvimento; habitação; cultura esporte e lazer, bem como, assegurar também um ambiente social; familiar e de trabalho capazes de garantir um convívio solidificado na harmonia plena de cada cidadão ou cidadã brasileira.

 

O Brasil caminha passo a passo, mas avança em cada eleição e nesta de 2020, municipalizada para a escolha de seus representantes tanto para o Executivo Municipais quanto aos Legislativo municipais espalhados por todo o território brasileiro; espera-se que o eleitorado esteja atento quanto a sua escolha nas urnas e mais uma vez; aumentar a representatividade feminina na política brasileira; deve ser fortalecida.

Comentários (0)
Seja o primeiro a comentar.
© 2010 - 2021 Jornal Destaque Catarina. Todos os direitos reservados
Encaminhe esta notícia
Seu nome
Seu e-mail
E-mail remetente
Comentário
Caracteres restantes

Enviar notícia
Reportar abuso
Seu nome
Seu e-mail
Seu telefone
Comentário
Caracteres restantes

Reportar abuso
Faça seu login!
Login
Senha
Permanecer conectado
Conectar