Terça-Feira, 01 de Dezembro de 2020
Eleições 2020 e as lições das vozes nas urnas
Por A. Godoy
17/11/2020 | 1:41
Postado por: Destaque Catarina
A- A+

Eleições 2020 : lições das vozes nas urnas: Renovação; confiança, esperança nas soluções de graves problemas da população

O espectro do prisma político eleitoral nestas eleições de 2020 em todo o Brasil, proporcionaram de imediato após os resultados especialmente onde já foram definidos escolhas de prefeitos, prefeitas, vereadores e vereadoras no país; onde a lição dos resultados podem manifestar várias leituras. Vão desde a questão da renovação principalmente nas Câmaras Municipais; renovação em maioria das prefeituras; bem como; uma avaliação mais ampla de que maioria do eleitorado não seguiu propriamente pela escolha do peso partidário, ou seja, pelas tradições de siglas partidárias, porém, mais precisamente numa escolha direcionada ao candidato em si.

 

Daí, as dificuldades de partidos políticos tradicionais como do MDB;PT; PDT;PP; PL; PSD e até o PSDB em menor grau elegerem predominantemente tanto vereadores quanto prefeitos. Esta eleição mostrou que partidos como o PSL; PT; PP, além do MDB foram as siglas que tiveram poucas representações ao Executivo Municipal e com redução expressiva também na ocupação de vagas nas Câmaras Municipais em todo o país. Avançou gradualmente de forma bem mais expressiva do que em eleições anteriores, escolhas à vereadores e prefeitos de siglas tais como do DEM; PSol; PCdoB;PSDB;DEM e que nesta eleição mostra uma direção novamente à reinício de uma polarização ideológica partidária e, portanto, política nacional. Se antes polarizava entre PT e PSDB, agora, de forma mais ampla e múltipla partidária, haverá uma reaglutinação tanto partidária de novas alianças e resignificação ideológica e de projeto administrativo nacional à começar pelas bases municipais e estaduais.

 

Surge eis que um sinal de que maioria do eleitorado deseja dos seus representantes políticos-administrativos e ou legislativos uma maior responsabilidade com as resoluções dos graves problemas, sejam eles sociais, econômicos e estruturais dos municípios brasileiros. Há muito o que se fazer em áreas da Saúde ( diante desta pandemia do novo coronavírus Covid-19); na Educação com políticas públicas focadas no avanço e melhorias nesta área; habitação com novos projetos habitacionais e com infraestruturas adequadas de saneamento básico; rede de energia elétrica e de abastecimento d´água; bem como áreas de lazer e de esportes e cultura; planejamentos urbanos avançados e modernos com ênfase à segurança de mobilidade urbana; projetos de oportunidades na geração de emprego e renda à jovens e adultos; enfim; é preciso focar na responsabilidade e comprometimento à população na resolução dos graves problemas que há décadas estão provocando este desencanto com a classe política brasileira.

 

E mais ainda: combater a corrupção e manter uma administração transparente, pois não havendo transparência na administração, sinaliza de que o executor responsável passa ser suspeito de que algo estranho esteja ocorrendo na gestão pública municipal. E também se faz necessária a fiscalização por parte tanto do legislativo municipal quanto da população. Este foi um dos grandes recados nestas eleições municipais de 2020. Não vê quem não almeja aprofundar a visão do quanto é importante ter uma administração pública gestora competente e responsável.

Comentários (0)
Seja o primeiro a comentar.
© 2010 - 2020 Jornal Destaque Catarina. Todos os direitos reservados
Encaminhe esta notícia
Seu nome
Seu e-mail
E-mail remetente
Comentário
Caracteres restantes

Enviar notícia
Reportar abuso
Seu nome
Seu e-mail
Seu telefone
Comentário
Caracteres restantes

Reportar abuso
Faça seu login!
Login
Senha
Permanecer conectado
Conectar