Quinta-feira, 16 de Setembro de 2021
O vírus que corrói as instituições no Brasil chama-se: Corrupção e muito money
Por A. Godoy
07/07/2021 | 18:15
Postado por: Destaque Catarina
A- A+

Brasil. Entra governo, sai governo e a cartilha é a mesma - não muda nunca, infelizmente. Corrupção, corrupção, corrupção e lá se vão centenas de bilhões sendo roubados por organizações criminosas neste país. Há décadas isto ocorre e não faltam exemplos diante de inúmeras das investigações já realizadas por equipes da Polícia Federal (PF), Ministério Público Federal (MPF); GAECOs no estados; Polícia Civil através de equipes investigatórias; equipes da Receita Federal e do Ministério Público nos estados - todos num mutirão de combate a corrupção no Brasil. nem meso assim, infelizmente, ocorre redução dos eventos descobertos de casos de corrupção e roubalheira do dinheiro público. Sejam em muitas cidades, estados e também na esfera governamental federal. Pior é ver que mesmo diante relatórios e processos encaminhados pelas instâncias da Ministério Público Federal sobre centenas de casos investigatórios. Resultados de longo trabalho de equipes da PF e do MPF. Coleta de oitivas, delações e acordos de leniências dentro destes trabalhos da PF e do MPF.

 

E, quando estes casos investigatórios resultado de centenas de Operações da PF e do MPF; chegam ao Supremo Tribunal Federal (STF) e ao Supremo Tribunal de Justiça (STJ),o que ocorre é vergonhosamente um atentado à luta pelo combate a corrupção no Brasil. Ou seja; enquanto deveriam fortalecer este trabalho das Primeiras e Segundas instâncias do MPF; simplesmente; o STF assim como o STJ e até o próprio TSE; acabam deteriorando; culminando com decisões absurdas como a desde ao conceder de forma decisória monocrática; a soltura de líder de tráfico; isto sem contar das inúmeras concessões de habeas corpus, beneficiando dezenas de mafiosos e corruptos. E por fim; até anular decisões como ao que ocorreram após amplo trabalho da Operação Lava jato. É o retrato mais fiel de consolidação da conjunção à corrupção e da efêmera fragilidade da Justiça brasileira- que desta forma contribui de forma prejudicial para grande maioria do povo brasileiro. Portanto; o Brasil precisa urgentemente de acabar com um vírus chamado: corrupção.

 

E para que isto ocorra notadamente é necessário que haja uma profunda reforma do Judiciário brasileiro. Nãos e pode aceitar que um presidente da República indique ministros para compor a Suprema Corte; tão pouco governadores indiquem conselheiros em Tribunais de Contas aos quais cabem fiscalizar o governo. É como o caso de histórias infantis que aponta numa delas de que raposas não cuidam de galinheiro. Pelo contrário: acabam com as galinhas e bem rapidinho. Os muitos dos discursos públicos que seguidamente se vê no Brasil sobre em respeitar a independência dos poderes em si é utopia.

 

Ainda mais quando se vê que estas indicações para cargos ministeriais ao STF, por exemplo, bem como junto aos Tribunais de Contas nos Estados por parte dos executivos ( Federal e estaduais ), sequer na sua plenitude ocorrer em si a prática efetiva de independência. E não faltam exemplos de conluios como ao que ocorreu recentemente no Estado do Rio de Janeiro onde vários conselheiros do Tribunal de Contas do Rio foram parar na prisão por corrupção, dentre outros ilícitos. Há sim necessidade de uma ampla reforma em todos os níveis no Brasil. A faxina contra o vírus da corrupção; lavagem de dinheiro; formação de organizações criminosas; fraudes de toda ordem ( licitatórias; consultorias públicas; aquisições de materiais, equipamentos públicos); enfim; a faxina é uma missão de todas as pessoas de bem em lutar conjuntamente a fim de promover um país digno de plena Justiça em si.

Comentários (0)
Seja o primeiro a comentar.
© 2010 - 2021 Jornal Destaque Catarina. Todos os direitos reservados
Encaminhe esta notícia
Seu nome
Seu e-mail
E-mail remetente
Comentário
Caracteres restantes

Enviar notícia
Reportar abuso
Seu nome
Seu e-mail
Seu telefone
Comentário
Caracteres restantes

Reportar abuso
Faça seu login!
Login
Senha
Permanecer conectado
Conectar