Sexta-feira, 18 de Agosto de 2017
Nasa divulga imagem da nebulosa de Tarântula no 22º aniversário do Hubble
18/04/2012 | 0:49
Postado por: Destaque Catarina
A- A+

A Nasa divulgou nesta terça-feira (17) a foto da formação estelar conhecida como “30 Dourados” em comemoração ao 22º aniversário do Telescópio Espacial Hubble. A imagem é, na verdade, um mosaico de imagens capturadas da nebulosa de Tarântula, localizada a 170 mil anos-luz da Terra, dentro da Grande Nuvem de Magalhães, uma galáxia que gravita em torno da Via Láctea.

A área fotografada possui  grande instabilidade, já que estrelas nascem em um ritmo acelerado e por isso tem sido um campo muito estudado pela Nasa. Astrônomos têm conseguido acompanhar visualmente o ciclo de vida de estrelas, desde novas estrelas às grandes explosões de supernovas. "30 Dourados é a mais brilhante região de formação estelar na nossa vizinhança galáctica e casa para as estrelas mais massivas já vi", alega um funcionário  que trabalha com o telescópio Hubble. 

O “30 Dourados” é um aglomerado de estrelas chamado NGC 2070, com 2 milhões ou 3 milhões de anos, relativamente jovem para os astrônomos.  As cores vistas nas imagens são criadas por gases quentes: o  hidrogênio aparece em vermelho e  o oxigênio aparece em azul.

Para gerar a nova imagem da nebulosa de Tarântula, os cientistas combinaram observações feitas pelo Hubble e pelos telescópios do Observatório Europeu do Sul (ESO, na sigla em inglês), instalados no Chile.

Comentários (0)
Seja o primeiro a comentar.
© 2010 - 2017 Jornal Destaque Catarina. Todos os direitos reservados
Encaminhe esta notícia
Seu nome
Seu e-mail
E-mail remetente
Comentário
Caracteres restantes

Enviar notícia
Reportar abuso
Seu nome
Seu e-mail
Seu telefone
Comentário
Caracteres restantes

Reportar abuso
Faça seu login!
Login
Senha
Permanecer conectado
Conectar