Segunda-Feira, 19 de Novembro de 2018
Exposição - "O artista Clênio Souza"
Exposição de obras do pintor serrano catarinense é destaque em Lages (SC)
13/07/2015 | 0:47
Postado por: Destaque Catarina
A- A+

“O artista Clênio Souza” é um recorte da produção do artista até 2006, ano de seu falecimento. A mostra é uma realização do Serviço Social do Comércio (SESC) e conta com o apoio da Fundação Cultural de Lages (FCL). Quem quiser conhecer ou rever as obras de Clênio pode ir ao Museu Thiago de Castro até o dia 31 de julho. O espaço está aberto de terça a sexta-feira, das 8h30min às 12h e das 13h30min às 17h30min. Visitas escolares podem ser agendadas pelo telefone 3222-7603. A mostra é uma realização do Serviço Social do Comércio - SESC e conta com o apoio da Fundação Cultural de Lages (SC).

 

Natural de Urubici, na Serra Catarinense, Clênio Souza adotou Lages como sua cidade do coração, onde produziu incansavelmente e realizou exposições com destaque para as personagens “Fagundes e Anacleto”, dupla que agradou e ainda agrada crianças e adultos. Como chargista, Clênio usou e abusou da sua criatividade e do seu senso crítico aguçado. O evento, além de homenagear o artista, é um presente para a comunidade e apreciadores do mundo das artes.

 

O pintor, chargista, poeta, escultor e escritor Clênio Souza, fez parte de um dos mais expressivos movimentos das Artes Contemporâneas de Santa Catarina e do país. Juntamente com outros artistas de sua geração como Jonas Malinverno; Katja Wolkert; Rudi Cifuentes; Juan Godoy; Adilson Guanabara, dentre outros destaques das artes plásticas da região serrana, Clênio Souza produziu expressivas obras dentro de uma linguagem surrealista e com uma marca própria de figuras imaginárias como se fizessem parte de contos de Alan Poe. Obras de Clênio Souza estão espalhadas em coleções particulares, museus e até galeristas, mas o destaque é o expressivo acervo de obras particular do artista e hoje sob os cuidados de Carla Souza, viúva do pintor Clênio Souza.

 

Segundo o pintor Juan Godoy,57, que foi um dos amigos de Clênio Souza e que acompanhou muito a carreira artística do amigo; chegando a participarem, inclusive, de exposições conjuntas de suas obras por várias oportunidades; Clênio Souza foi mais do que um grande artista. Ou seja, " Clênio foi um Gênio das Artes Plásticas Contemporânea e referenciar seu talento através desta mostra, é mais do que justo e outras novas exposições deverão ocorrer deste artista que dedicara sua vida de forma primorosa, criativa e respeitosa à essência da expressão artística. " Clênio tinha uma enorme capacidade criativa artística e acima de tudo amava o que fazia. Clênio Souza carregava consigo a humildade e a alma na busca da transformação em prol da humanidade".



Legenda: O espaço está aberto de terça a sexta-feira, das 8h30min às 12h e das 13h30min às 17h30min (Foto reprodução: Taina Borges)

Comentários (0)
Seja o primeiro a comentar.
© 2010 - 2018 Jornal Destaque Catarina. Todos os direitos reservados
Encaminhe esta notícia
Seu nome
Seu e-mail
E-mail remetente
Comentário
Caracteres restantes

Enviar notícia
Reportar abuso
Seu nome
Seu e-mail
Seu telefone
Comentário
Caracteres restantes

Reportar abuso
Faça seu login!
Login
Senha
Permanecer conectado
Conectar