Segunda-Feira, 23 de Outubro de 2017
Grupo Kawasuji Seiryu Daiko estará em Chapecó (SC)
Grupo Kawasuji Seiryu Daiko, fará apresentação no dia 03 de julho, em Chapecó (SC). Tradição japonesa do Taiko em destaque
22/06/2016 | 19:53
Postado por: Destaque Catarina
A- A+

O som de tambores japoneses promete emocionar o público do Projeto Bravíssimo na próxima apresentação prevista para o dia 3 de julho (domingo), no teatro do Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo de Nes. O belíssimo espetáculo será do grupo Kawasuji Seiryu Daiko, de Atibaia (SP), que trará ao palco uma tradição ancestral do Japão: o Taiko.
O grupo surgiu em 2002 com a vinda de Yukihisa Oda por meio do Japan International Coorporation Agency (JICA). O nome Seiryu significa “águas claras” e foi inspirado na cidade de Atibaia, cuja origem Tupi possui o mesmo significado. Kawasuji representa o estilo de Taiko utilizado pelo grupo.
Em 2005 o grupo sagrou-se campeão na categoria junior do Campeonato Brasileiro de Taiko e foi convidado para se apresentar no 8º Campeonato Junior de Taiko no Japão, em 2006. Atualmente sua escola possui mais de 50 alunos em quatro grupos. Em 2011 foi vice-campeão na categoria Odaiko com o integrante Shinji Ono e, em 2012, quando completou 10 anos de história, lançou o documentário “Águas Claras”, produzido pela Sapuari Filmes. No mesmo ano se apresentou no projeto Criança Esperança da Rede Globo.
Realizou diversos shows e apresentações em várias cidades, com destaque para os Concertos de Taiko no Japan Fest em Atibaia, o Show Itigo Itie com integrantes do Himawari e diversos shows com membros do Japan Marvelous (ex-Rakkosa), grupo de Taiko da Província de Fukuoka, no Japão.

A ARTE DO TAIKO
O tambor é um instrumento antigo, utilizado em todas as partes do mundo e originalmente era usado como meio de transmissão de informações, pela característica do som, que propaga-se muito longe. No Japão os tambores foram chamados de Taiko e, durantes as eras das guerras, os taikos foram utilizados para elevar a motivação e a moral dos guerreiros dos campos de batalha.
O Taiko engloba uma variedade de instrumentos japoneses de percussão. As apresentações consistem em muitos componentes, como ritmo técnico, forma, aderência da baqueta, roupas e instrumentação. Além dos tambores, alguns grupos utilizam as vozes e instrumentos de corda ou de sopro para acompanhamento.

BRAVISSÍMO
De acordo com a coordenadora do evento, Luciana Lang, o Projeto Bravíssimo é um trabalho cultural, social e benemerente, que reflete a filosofia dos promotores e parceiros. “Em 2016 a boa música está de volta e o Bravíssimo completa 10 anos, sendo que ao longo de sua história o projeto tornou-se referência de música de qualidade e formação de plateia”, observa.
“Esse valoroso projeto fortifica os lemas rotários. Por isso, a perfeita união da boa música à benemerência faz com que os organizadores se doem cada vez mais e com prazer no que fazem”, observa a presidente do Rotary Club Chapecó Oeste, Eliana Bonazza.
A iniciativa é do Grupo Condá e do Rotary Club Chapecó Oeste e conta com o patrocínio da Avianca, Hotel Lang Palace, Santa Maria Imóveis, Renova Marcas e Patentes, Rota Impressos Gráficos e Perfetto Uomo. Conta com apoio da Prefeitura de Chapecó, RICTV Record, BS Audio e MB Comunicação.

PROGRAMAÇÃO
Em setembro, dia 25, haverá o espetáculo da Orquestra Arte Barroca, que interpreta o repertório camerístico dos séculos XVII e XVIII.
A Banda Klezmorim, que pesquisa, compõe e propõe um resgate musical dos temas do gênero Klezmer, originário do século XV dos guetos do leste europeu e de influência judaico-cigana, fará sua apresentação no dia 30 de outubro.
A Orquestra Unisul, que objetiva popularizar a música erudita, primando sempre por espetáculos de absoluta qualidade e colaborando com a formação de plateia nas comunidades será a última atração do ano, no dia 11 de dezembro.
A apresentação do Duo de Acordeons com Toninho Ferragutti e Alessandro Kramer (Bebê), que estava marcada para o dia 22 de maio e foi adiada em decorrência do mau tempo, ainda não possui uma nova data.Assim que houver uma definição a organização repassará a definição.

Foto 01 – Apresentação do grupo Kawasuji Seiryu Daiko - Arquivo de 2012
Foto 02 – O grupo já participou de apresentações no Japão - Arquivo de 2012

Fonte/colaboração:
MARCOS A. BEDIN
Registro de jornalista profissional MTE SC-00085-JP
Matrícula SJPSC 0172
MB Comunicação Empresarial/Organizacional

Comentários (0)
Seja o primeiro a comentar.
© 2010 - 2017 Jornal Destaque Catarina. Todos os direitos reservados
Encaminhe esta notícia
Seu nome
Seu e-mail
E-mail remetente
Comentário
Caracteres restantes

Enviar notícia
Reportar abuso
Seu nome
Seu e-mail
Seu telefone
Comentário
Caracteres restantes

Reportar abuso
Faça seu login!
Login
Senha
Permanecer conectado
Conectar