Sexta-feira, 15 de Dezembro de 2017
Philips Lighting é destaque cultural
Em nova campanha global, Philips Lighting promove ações culturais no Brasil
23/11/2016 | 21:21
Postado por: Destaque Catarina
A- A+

A Philips Lighting, líder mudial em iluminação, inicia no Brasil suas primeiras ações da nova campanha global da empresa, “Light Beyond Illumination” – “Luz além da iluminação” em português, que tem como objetivo chamar a atenção da população para os benefícios da utilização de soluções de iluminação eficientes e conectadas. A ideia é mostrar que a luz pode ser muito mais que uma simples iluminação: pode promover a economia de energia, a segurança nas cidades, reviver espaços e ambientes comuns e até mesmo impulsionar a cultura e a arte.

 

A iluminação é um elemento essencial nos espaços públicos, sendo que existem hoje aproximadamente 500 milhões luzes urbanas instaladas em todo o mundo. No entanto, atualmente menos de 1% dessa iluminação é conectada ou inteligente. Com a nova campanha, a Philips Lighting acredita que pode levantar o debate em torno do tema “internet das coisas” e de como a iluminação conectada pode trazer muito mais funcionalidade para cidades e casas, impactando também a economia mundial.

 

De acordo com analistas da Philips, 35% da iluminação pública será conectada até 2025 e 224 milhões de casas devem se tornar “inteligentes” até 2019. A Philips acredita que esta tendência terá um papel importante para tornar as cidades mais habitáveis, mais agradáveis e seguras, além de mais economicamente sustentáveis.

 

Iluminação cultural
Por meio da iluminação conectada, as cidades podem, por exemplo, revitalizar espaços urbanos que antes não eram utilizados por falta de segurança, fazendo com que a população possa usufruir de ambientes que contam a história da cidade. Por este motivo, a Philips Lighting está apoiando a URBE- Mostra de Arte Pública 2016, que entre 12 e 27 de novembro apresenta obras de 3 artistas nacionais no bairro do Bom Retiro, em São Paulo. A Mostra pretende discutir a arte como agente transformador do espaço público.

 

A obra do artista Guto Requena ganha toque especial de iluminação da Philips Lighting
Ao assinar a iluminação interativa da obra Me Conta Um Segredo?”, que integra a Mostra, do arquiteto e urbanista Guto Requena, a Philips Lightig quer somar a questão da iluminação à essa discussão.
Composta por um conjunto de mobiliários urbanos interativos, o trabalho retoma o eixo de investigação central da pesquisa de Guto, que busca romper as fronteiras do design, da arquitetura e do urbanismo, utilizando tecnologias digitais para ressignificar histórias e emoções da vida urbana.

 

Experiência Philips
A obra pública de Guto Requena fica instalada na Praça Coronel Fernando Prestes, ao lado do Metrô Tiradentes. No mesmo local, a Philips Lighting realizou a Experiência Philips - Luz Além da Iluminação, em que público pode vivenciar um momento de interação de arte e iluminação, quando as luzes conectadas interagiram com as pessoas e com as músicas, mostrando como os espaços públicos podem ser recriados e vividos de forma diferenciada.
A Experiência Philips, o apoio à URBE- Mostra de Arte Pública e ao artista Guto Requena fazem parte da campanha “A luz além da iluminação”, que conta ações em diversos países. No Brasil, a escolha pelo movimento cultural se deve à intenção da Philips Lighting em revitalizar regiões históricas da cidade, promover a utilização de espaços públicos e oferecer mais uma opção de lazer à população.
“Essa iniciativa da Philips Lighting visa mostrar que a luz pode ser mais que uma lâmpada, podendo transformar coisas simples em momentos especiais, como dar vida ao trabalho de um artista, revelar a história e trazer segurança para as ruas, além de impactar de forma positiva a vida noturna das cidades, tudo por meio da iluminação”, afirma Sergio Costa, diretor de Marketing Philips Lighting Brasil. “Assim, arte e luz vão se unir para mostrar como juntas podem transformar o experimento artístico e cultural, oferendo uma experiência única aos expectadores da mostra”, conclui Sergio.
A Philips Lighting também promove, no dia 23 de novembro no IED (Istituto Europeo di Design) uma palestra para alunos sobre iluminação conectada e seus impactos.

 

SERVIÇO
Me Conta um Segredo? (Guto Requena)
12 a 27 de novembro, das 10h00 às 20h00
Praça Coronel Fernando Prestes – Bom Retiro (Estação Tiradentes do Metrô)
Aberto ao público

 

Sobre a Philips Lighting
Philips Lighting (Euronext Amsterdam ticker: LIGHT), é líder global em produção, sistemas e serviços de iluminação, oferece inovações que criam novos valores de negócios, oferecendo ricas experiências aos usuários, ajudando a melhorar vidas. Servindo os mercados profissionais e de consumo, a Philips lidera a indústria de sistemas e serviços de iluminação conectados, impulsionando a Internet das coisas e fazendo com que a luz vá além da iluminação, transformando casas, edifícios e espaços urbanos. Em 2015, a empresa registrou um faturamento de 7,5 bilhões de euros e empregamos 34 mil pessoas em mais de 70 países. Mais notícias sobre a Philips Lighting podem ser encontradas em http://www.newsroom.lighting.philips.com

 

Sobre a URBE – Mostra de Arte Pública 2016
A URBE – Mostra de Arte Pública 2016 acontece de 12 a 27 de novembro, no bairro do Bom Retiro, cujas ruas serão tomadas por obras interativas de Guto Requena (“Me Conta Um Segredo?), Anaisa Franco ( “Doce Reflexão”) e Iara Freiberg
(“Flutuações”), com curadoria de Alessandra Marder, Felipe Brait e Reinaldo Botelho. O evento tem por objetivo investigar o espaço público por meio de práticas artísticas que assimilam a fusão entre obra e lugar com intervenções temporárias in situ, criando um percurso orientado pelo interesse do expectador. Dentro da programação, além das obras, há oficinas e mesas com os próprios artistas, curadores e convidados.
Site: www.urbe.org.br
Facebook: www.facebook.com/mostraurbe
Instagram: @mostraurbe

 

Sobre Guto Requena
Guto Requena é arquiteto e mestre em arquitetura pela USP. Além disso, é um estudioso sobre cibercultura e o impacto das novas tecnologias na arquitetura e no design. Durante 9 anos foi pesquisador do Nomads.USP – Núcleo de Estudos de Habitares Interativos da Universidade de São Paulo e em 2007 defendeu a dissertação intitulada “Habitar Híbrido: Interatividade e Experiência na Era da Cibercultura” que mapeou as transformações dos lares residenciais na chamada Era Digital. Guto é professor convidado de escolas como FAAP, PUC-RJ, Unicamp, USP, Belas Artes e Mackenzie. Ele foi colunista do jornal A Folha de São Paulo, onde escreveu quinzenalmente aos domingos, no Caderno Imóveis, entre 2013 e 2015. O arquiteto já ministrou mais de 100 palestras e em 2010 recebeu o prêmio “Jovem Brasileiro” na categoria design. Em 2011 Guto criou, roteirizou e apresentou o programa de TV “Nos Trinques”, no canal GNT, e atualmente desenvolve séries de design, arquitetura e urbanismo para TV, cinema e internet.

 

Para mais informações sobre a Philips Lighting, favor contatar:
FleishmanHillard
Telefone +55 11 3185-9928
Natasha Bonomi | natasha.bonomi@fleishman.com.br | (11) 3185-9905
Para mais informações do URBE:

Comentários (0)
Seja o primeiro a comentar.
© 2010 - 2017 Jornal Destaque Catarina. Todos os direitos reservados
Encaminhe esta notícia
Seu nome
Seu e-mail
E-mail remetente
Comentário
Caracteres restantes

Enviar notícia
Reportar abuso
Seu nome
Seu e-mail
Seu telefone
Comentário
Caracteres restantes

Reportar abuso
Faça seu login!
Login
Senha
Permanecer conectado
Conectar