Domingo, 22 de Outubro de 2017
Galeria Frente expõe obras de Frans Krajcberg
Galeria Frente, em São Paulo (SP), homenageia Frans Krajcberg com bela exposição
17/05/2017 | 23:33
Postado por: Destaque Catarina
A- A+

A Galeria Frente, localizada no bairro do Jardins em São Paulo, (SP), reconhecida por apostar em grandes nomes da arte brasileira, realiza homenagem à produção artística de Frans Krajcberg, a partir de 24 de maio, quarta-feira. ‘Krajcberg Uma Homenagem’, traz um conjunto de 39 obras, entre elas, pinturas raras da década de 1950 e obras que participaram da 3ª edição da Bienal Internacional de São Paulo em 1955, que retratam a pesquisa e luta permanente do artista. Reunidas pela primeira vez, as obras poderão ser vistas até 24 de junho.

 

Krajcberg, artista polonês naturalizado brasileiro, reconhecido internacionalmente por seu incansável trabalho em prol da natureza e no qual sempre buscou a qualidade atrelada ao mínimo impacto ambiental, apresenta em seus trabalhos um olhar poético e sua preocupação constante com a preservação do meio ambiente. Essa relação com a natureza se tornou marca registrada ao longo de sua carreira, onde se manteve fiel na concepção da arte relacionada aos elementos naturais, até os dias de hoje.

 

Grande ativista, denunciou queimadas no estado do Paraná, a exploração indiscriminada de minérios no estado de Minas Gerais, o desmatamento da Amazônia brasileira, além de defender as tartarugas marinhas que buscavam o litoral do município de Nova Viçosa - BA para desova, onde postou-se na frente de um trator para evitar a abertura de uma avenida.
Um dos diferenciais da mostra são as obras que até o presente momento pertenciam ao acervo particular de Ernesto Wolf (amigo íntimo do artista desde os anos de 1950 e grande colecionador da sua produção), recentemente adquirido pela galeria. A exibição conta também com trabalhos diversificados entre a pouco conhecida pintura figurativa até as esculturas pigmentadas que o consagraram.
Pinturas, esculturas e outros trabalhos do artista, produzidos entre os anos 1950 até 2000, podem ser adquiridos com valores entre R$ 50 mil e R$700 mil.

 

Selo FSC
Pensando no meio ambiente a Galeria Frente terá nessa exposição catálogos da mostra com a chancela do selo FSC (Forest Stewardship Council) – que consiste na valorização de produtos originados do manejo responsável das florestas. Uma iniciativa para minimizar os impactos ambientais e contribuir para a promoção do manejo florestal.

 

Carbon Free
A galeria também irá se responsabilizar pelas emissões de CO² decorrentes da vernissage, em 23/05/2017, que são da ordem de 1,04 toneladas de CO² equivalente. Para compensar este montante é necessário o plantio de 7 árvores (A quantidade de CO² sequestrada por uma árvore média nos restauros da INICIATIVA VERDE (www.iniciativaverde.org.br) é de 0,19 toneladas por indivíduo, o que se enquadra na Resolução 30 da Secretaria Estadual do Meio Ambiente do estado de São Paulo).

 

O restauro florestal é projetado levando-se em conta critérios de máxima diversidade de espécies estabelecidos pela Secretaria de Meio Ambiente do Estado de São Paulo (Resolução SMA Nº 32 DE 03/04/2014) e respeitando as características do ecossistema local. Sempre são plantadas espécies nativas, respeitando critérios de divisão por classe de sucessão e condições específicas do local escolhido, visando restaurar a vegetação nativa da área ao mais próximo possível de sua condição original. As diretrizes e procedimentos do projeto de recomposição florestal estão descritos no Protocolo Carbon Free, disponível no site da Iniciativa Verde

 

Serviço: Galeria Frente – Krajcberg Uma Homenagem
Período: de 24/5 a 24/6
Horários: de segunda à sexta-feira, das 10h às 19h, sábados das 10h às 14h. Não abre aos domingos e feriados
Endereço: Rua Melo Alves, nº 400 – Jardim Paulista – São Paulo
Telefone: (11) 3061-3155
Site: www.galeriafrente.com.br
Entrada gratuita

 

Sobre Galeria Frente
Galeria Frente é a nova galeria de arte de São Paulo, localizada na Melo Alves no bairro do Jardins. Projeto do arquiteto Rogério Ribas com 350m² e possui espaço para abrigar exposições e reserva técnica. É conduzida por Acácio Lisboa, que coleciona experiência de quase 20 anos no mercado das artes e cresceu entre artistas, exposições, museus, leilões e ateliês. É conhecido pelo trabalho de mais de 10 anos junto ao seu pai, James Lisboa, Leiloeiro especializado em arte.

 

Fonte/colaboração:
Camila Ribeiro
Assistente

Comentários (0)
Seja o primeiro a comentar.
© 2010 - 2017 Jornal Destaque Catarina. Todos os direitos reservados
Encaminhe esta notícia
Seu nome
Seu e-mail
E-mail remetente
Comentário
Caracteres restantes

Enviar notícia
Reportar abuso
Seu nome
Seu e-mail
Seu telefone
Comentário
Caracteres restantes

Reportar abuso
Faça seu login!
Login
Senha
Permanecer conectado
Conectar