Sexta-feira, 15 de Dezembro de 2017
Festa Nacional do Pinhão - Sapecada da Canção Nativa é destaque
Música "Flor do Bem Querer " vence a 17ª Sapecada da Serra Catarinense e Festa Nacional do Pinhão, em Lages (SC), são destaques
13/06/2017 | 0:14
Postado por: Destaque Catarina
A- A+

25 anos de história de um dos maiores festivais nativistas do Sul do país “As Sapecadas da Serra Catarinense e da Canção Nativa são produtos nossos, e uma das maiores produções do Sul em termos culturais, retratando o dia a dia, expressões e saberes do homem do campo”; destaca o lageano Mário Arruda, que acompanha na organização deste consagrado evento cultural-musical que integra a programação da edição da Festa Nacional do Pinhão, em Lages (SC).

 

Quem entra no camarim, logo atrás do palco, encontra uma exposição fotográfica com informações contando a história dos 25 anos da Sapecada da Canção Nativa, dando destaque também aos artistas locais e regionais, através da Sapecada da Serra Catarinense, que está na sua 17ª edição. Nos quadros a história dos primeiros colocados do festival ao longo das edições. Para um dos coordenadores das Sapecadas, Mário Arruda, o trabalho que vem sendo desenvolvido pelos músicos e compositores da região e também de toda Santa Catarina melhora a cada ano.

 

“Vem aumentando a participação do pessoal do litoral e da região Oeste, consagrando ainda mais o festival e dando maior visibilidade. As Sapecadas da Serra Catarinense e da Canção Nativa são produtos nossos, e uma das maiores produções do Sul do país em termos culturais, retratando o dia a dia, expressões e saberes do homem do campo”, comenta Mário.

 

O coordenador ressalta ainda que lageanos estão se destacando nos festivais tradicionalistas, vencendo inclusive alguns no Rio Grande do Sul em 2016. Destaque também para Kiko Goulart, que entrou para a história como o primeiro lageano a vencer a Sapecada da Canção Nativa, em 2015. Para Carla Arruda, uma das organizadoras, a qualidade das apresentações de artistas locais tem sido aprimorada ao longo das edições, com belas melodias e mensagens, competindo de igual para igual no festival nacional.

 

Danilo Tagliari Ferro está na equipe de produção da Sapecada há 25 anos, desde a primeira edição, e acompanhou a evolução do festival que se tornou grandioso. “O festival, como um todo, vem engrandecer a cultura da nossa gente. Vemos os músicos da região serrana em um grande crescimento, ano a ano, tanto que temos grupos disputando outros festivais de alto nível, trazendo muitos prêmios”, afirma.

 

Flor do Bem Querer vence a 17ª Sapecada da Serra Catarinense As composições “Moça”, "Memoriais da Nossa Origem" e "Cocho de Sal" também voltarão na final da Sapecada da Canção Nativa, na terça-feira (13) Depois de uma noite memorável, com intérpretes que cantavam com o coração e instrumentistas que defendiam com veemência suas composições, o público conhece os grandes vencedores da 17ª Sapecada da Serra Catarinense, neste domingo (11). Quatro canções foram classificadas para participarem da grande final da fase nacional do festival, na 25ª Sapecada da Canção Nativa, que será realizada nesta terça-feira (13).

 

A valsa “Flor do Bem Querer”, interpretada por Ricardo Oliveira, com música e letra de Daniel Silva, ficou em primeiro lugar. A milonga “Moça”, interpretada pelo grupo Quarteto Coração de Potro e letra a música de Kiko Goulart conquistou a segunda colocação e, em terceiro lugar, a toada "Memoriais da Nossa Origem", interpretada por Daniel Silva e Zetti Gaudéria, com música e letra de Daniel Silva e Iradi Chaves Rodrigues.

 

Esta composição também venceu o quesito canção Mais Popular, se credenciando para voltar na terça-feira (13), na final da 25° Sapecada da Canção Nativa. Com este resultado, os jurados então decidiram contabilizar os votos classificando uma das composições para o quarto lugar, que acabou ficando para a vaneira "Cocho de Sal", interpretada por Alberto Ventura Neto, que é também o responsável pela música, com letra de Ramiro Amorim. Assim, eles voltarão na terça-feira (13), disputando na fase nacional, juntamente com as demais.

 

Confira a lista completa dos vencedores:

1° lugar e Melhor Melodia: "Flor do Bem Querer"

Interprete: Ricardo Oliveira

Música: Daniel Silva

Letra: Daniel Silva

 

2° lugar e Melhor Conjunto Vocal: "Moça"

Intérprete: Quarteto Coração de Potro

Música e letra: Kiko Goulart

 

3° lugar; Mais Popular e Melhor Tema sobre a Serra Catarinense: "Memoriais da Nossa Origem"

Intérprete: Daniel Silva e Zetti Gaudéria

Música: Daniel Silva

Letra: Daniel Silva e Iradi Chaves Rodrigues

 

Melhor Intérprete: Ricardo Oliveira

Composição: "Flor do Bem Querer"

 

Melhor Instrumentista: Alvaro Neves

Composição: "Baito"

 

Melhor Letra: Kiko Goulart

Composição: "Moça"

 

Melhor Arranjo: "Corredor e Seus Assombros"

Música: Zetti Gaudéria

 

Melhor Tema Campeiro: "Cocho de Sal"

Música: Alberto Ventura Neto

Letra: Ramiro Amorim

Comentários (0)
Seja o primeiro a comentar.
© 2010 - 2017 Jornal Destaque Catarina. Todos os direitos reservados
Encaminhe esta notícia
Seu nome
Seu e-mail
E-mail remetente
Comentário
Caracteres restantes

Enviar notícia
Reportar abuso
Seu nome
Seu e-mail
Seu telefone
Comentário
Caracteres restantes

Reportar abuso
Faça seu login!
Login
Senha
Permanecer conectado
Conectar