Sábado, 17 de Novembro de 2018
Morre um dos grandes artistas Plásticos do Brasil
Morre o artista plástico e crítico de arte Janga. O Brasil perde um dos mestres das artes plásticas, diz o amigo pintor e jornalista Juan Godoy
17/08/2018 | 21:32
Postado por: Destaque Catarina
A- A+

Morreu na sexta-feira (177), o artista plástico catarinense João Otávio Neves Filho (Janga), 72 anos. O Brasil perde um dos seus mestres nas artes plásticas. Janga havia sofrido há cerca de um mês um acidente vascular cerebral. Janga chegou a presidir na década de 80 a Associação Catarinense de Artistas Plásticos - ACAP e foi um dos maiores incentivadores à cultura de Santa Catarina. Janga foi crítico de arte dos mais renomados da área artística latino-americana. Janga manteve por muitas décadas a Casa Açoriana, em Santo Antônio de Lisboa, em Florianópolis (SC), onde residia com a família.

 

A arte rupestre era uma das que Janga muito admirava e estudava e as divulgava através de sua arte. Janga foi um dos grandes incentivadores da cultura de Santa Catarina e era uma das referências no meio artístico-cultural para os novos artistas plásticos catarinenses. O artista plástico e escultor Juan Godoy ,60, que encontrava-se no Rio Grande do Sul; lamentou muito a morte do amigo Janga: " Perco um irmão, um grande amigo que nos tornamos desde quando realizei a primeira exposição de minhas obras na sede da ACAP, na Alfândega quando Janga presidia a ACAP e fez questão de que eu ali realizasse a primeira da série de exposições em Florianópolis (SC).

 

Janga acolheu-me muito bem e dali em diante nossa amizade foi mantida de forma respeitosa e de irmandade. O Brasil e principalmente Santa Catarina perde um dos ícones das artes plásticas e acima de tudo um grande Ser Humano, amigo, solidário e de um pleno conhecedor do mundo cultural, diz Juan Godoy.

Comentários (0)
Seja o primeiro a comentar.
© 2010 - 2018 Jornal Destaque Catarina. Todos os direitos reservados
Encaminhe esta notícia
Seu nome
Seu e-mail
E-mail remetente
Comentário
Caracteres restantes

Enviar notícia
Reportar abuso
Seu nome
Seu e-mail
Seu telefone
Comentário
Caracteres restantes

Reportar abuso
Faça seu login!
Login
Senha
Permanecer conectado
Conectar