Segunda-Feira, 24 de Setembro de 2018
Tragédia na cultura do Brasil: Incêndio destrói Museu Nacional no Rio de Janeiro (RJ)
Incêndio destrói o Museu Nacional na Quinta da Boa Vista, em São Cristovão, Rio de Janeiro (RJ). Cultura e a história do Brasil acéfala
03/09/2018 | 8:35
Postado por: Destaque Catarina
A- A+

Um incêndio que começou por volta das 19h 30 de domingo (02), no Museu Nacional da Quinta da Boa Vista, em São Cristovão no Rio de Janeiro (RJ), destruiu praticamente todo o rico acervo deste que é um dos museus históricos mais importantes da cultura e da história deste país. Equipes de bombeiros de três quartéis atuaram no combate às chamas durante várias horas.

 

O Museu Nacional da Quinta da Boa Vista foi fundado por Dom João VI em 1818 e tina um acervo de cerca de 20 milhões de peças importantíssimas ligadas à história e cultura brasileira. uma das peças que estava neste museus tratava-se de um fóssil humano encontrado no Brasil e considerado o mais antigo até agora encontrado em território deste país. O fogo atingiu os três andares do antigo e histórico prédio do Museu Nacional. Trata-se de uma tragédia para a cultura e a rica história brasileira.

 

Esta tragédia mostra a fragilidade com relação à falta de maior segurança contra incêndios desta natureza em museus de todo o país. Uma outra grande tragédia relacionada a incêndio foi a ocorrência registrada em 1978 quando o Museu de Arte Moderna - o MAM do Rio de Janeiro (RJ), sofreu um incêndio que destruiu cerca de 90% do acervo, incluindo dentre muitíssimas e valiosas obras de arte a tela "No. 16 " do pintor Abstracionista americano Jackson Pollock.

 

Para o pintor Juan Godoy, esta tragédia ocorrida com o Museu Nacional no Rio de Janeiro (RJ), mostra a exemplo da outra tragédia acontecida na década de 70 com o Museu de Arte do Rio de Janeiro - MAM, que é necessário uma amplo trabalho voltado à garantir plena segurança em todos seus aspectos aos museus de todo o país. Juan Godoy, possui uma obra de sua ampla produção no acervo do Museu de Arte de Santa Catarina - MASC - museu este que passou recentemente por uma reforma.

Comentários (0)
Seja o primeiro a comentar.
© 2010 - 2018 Jornal Destaque Catarina. Todos os direitos reservados
Encaminhe esta notícia
Seu nome
Seu e-mail
E-mail remetente
Comentário
Caracteres restantes

Enviar notícia
Reportar abuso
Seu nome
Seu e-mail
Seu telefone
Comentário
Caracteres restantes

Reportar abuso
Faça seu login!
Login
Senha
Permanecer conectado
Conectar