Domingo, 15 de Setembro de 2019
Lages (SC), recebe comitiva italiana para celebrar os 198 anos de nascimento de Anita Garibaldi
Lages (SC); recebe comitiva italiana para celebrar os 198 anos de nascimento de Anita Garibaldi. Outros municípios da região serrana também foram contemplados com visita
29/08/2019 | 18:57
Postado por: Destaque Catarina
A- A+

O prefeito Antonio Ceron assinou uma carta de intenção à adesão ao projeto “Dois Mundos e Uma Rosa para Anita”, com a participação de Lages, Curitibanos, Anita Garibaldi, Laguna, Tubarão e Imbituba.



Uma comitiva formada por pesquisadores, historiadores e autoridades da Itália chegou a Lages nesta segunda-feira (26 de agosto). O objetivo é iniciar as celebrações do bicentenário da heroína dos dois mundos, Anita Garibaldi. A solenidade de recepção foi realizada no auditório da Fundação Cultural de Lages, com a presença do prefeito Antonio Ceron, o vice Juliano Polese e o superintendente da FCL, Gilberto Ronconi. Representando a Itália, estiveram presentes a prefeita da cidade de Verucchio, na província de Rimini, Stefania Sabba e o arqueólogo, historiador, escritor e diretor do Museu e Biblioteca Renzi, Andrea Antonioli.

 

O evento contou com a colaboração do intérprete e professor Ângelo Garzarella, um italiano que constituiu família com uma lageana e há 15 anos trocou Milão pela princesinha da Serra. A comitiva deverá passar nove dias em Santa Catarina e em Lages, a primeira cidade a ser visitada oficialmente, passaram a tarde conhecendo os pontos turísticos. Na manhã seguinte devem seguir até Curitibanos.

 

Durante o encontro foi assinada pelo prefeito Antonio Ceron a carta de intenção à adesão ao projeto “Dois Mundos e Uma Rosa para Anita”, tendo como co-autor Andrea Antonioli em parceria com o Instituto Cultural Anita Garibaldi, sediado em Laguna, e que envolve os seis municípios catarinenses com presença marcante na vida da heroína: Lages, Curitibanos, Anita Garibaldi, Laguna, Tubarão e Imbituba. “Nos documentos está registrado que Anita nasceu em Laguna, mas em nossos corações ela é lageana. Estimamos a Itália, resgatamos a cultura deste país e ficamos muito felizes com esta ligação”, disse o prefeito Antonio Ceron, que arriscou se comunicar no dialeto italiano em seu discurso.

 

O projeto visa divulgar e promover na Itália, no Brasil, República de San Marino, no Uruguai e em diversos outros países a imagem, saga e os fatos que protagonizou Ana Maria de Jesus Ribeiro, mais conhecida como Anita Garibaldi. A ideia é internacionalizar eventos que deverão acontecer em 2021 em todas as cidades afins com a história da heroína.

 

Uma muda híbrida de uma rosa foi desenvolvida na Itália, patenteada com o nome de Anita. A rosa foi trazida para a América e em Santa Catarina se encontra no laboratório da Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul) para que seja clonada e disseminada com novas mudas, sendo distribuídas nos municípios que aderiram ao projeto.

 

Os municípios e instituições deverão promover os eventos que serão incluídos no calendário turístico/cultural/internacional. “Lages está aberta às oportunidades de parcerias como esta, reforçando os laços que desde os primórdios nos integram”, comenta o vice-prefeito, Juliano Polese.

 

A prefeita de Verucchio, Stefania Sabba, ressalta que enfrentar uma longa viagem valeu a pena, no sentido de construir algo bom e bonito para o turismo internacional. “Queremos juntar nossos países e comunidades. Mulheres normalmente ficam em segundo plano, mas a história de nossos países foi construída por uma heroína”, diz. Texto: Aline Tives e foto : Greik Pacheco
Comentários (0)
Seja o primeiro a comentar.
© 2010 - 2019 Jornal Destaque Catarina. Todos os direitos reservados
Encaminhe esta notícia
Seu nome
Seu e-mail
E-mail remetente
Comentário
Caracteres restantes

Enviar notícia
Reportar abuso
Seu nome
Seu e-mail
Seu telefone
Comentário
Caracteres restantes

Reportar abuso
Faça seu login!
Login
Senha
Permanecer conectado
Conectar