Segunda-Feira, 01 de Junho de 2020
Lages (SC), reverencia a história em homenagem à Anita Garibaldi
Memória : Heroína Anita Garibaldi recebeu uma placa e uma rosa, planta especialmente cultivada na Itália. Foi em Lages (SC)
15/02/2020 | 10:32
Postado por: Destaque Catarina
A- A+

A italiana Annita Garibaldi, bisneta da heroína de mesmo nome, plantou uma rosa, na manhã de sexta-feira (14), em um canteiro do Centro Cultural Vidal Ramos, em Lages, (SC), em homenagem aos 200 anos de nascimento de sua bisavó, nascida em Santa Catarina em 30 de agosto de 1821.

 

Annita Garibaldi esteve presente também na vizinha cidade de Anita Garibaldi, no Planalto Catarinense onde também houve homenagens à Anita Garibaldi ( 1821 - 1849 ) - a " Heroina dos Dois Mundos. No município de Anita Garibaldi, o ex-prefeito deste município Rui Cândido Duarte, possui um quadro que traz Anita Garibaldi montada em um cavalo e portando uma bandeira do Movimento da Revolução Farroupilha ( Guerra dos Farrapos), obra de arte esta pintada pelo pintor renomado brasileiro Juan Godoy.

 

Em Lages (SC), - cidade pela qual é tida como do nascimento de Anita Garibaldi; ( há também historiadores que afirmam haver nascida em laguna (SC), no canteiro onde foi plantada a rosa em Lages (SC), está fixada uma placa com os seguintes dizeres: “In signum rosae Anita Fidelis”; “Uma rosa qual símbolo de esperança, de liberdade, de fidelidade, pelos séculos à fora!”; “Lages presta homenagem à memória de Anita Garibaldi (heroína), quando da passagem, por esta cidade por parte da presença de Annita Garibaldi, bisneta da heroína”.

 

A homenagem intitulada “Uma Rosa para Anita” marca portanto o Bicentenário da “Heroína dos dois Mundos”, evento que está sendo comemorado em vários países, destacando-se porém que o local de nascimento de Anita (Ana de Jesus Ribeiro), que passou para a história com o nome Anita Garibaldi, tem sido reivindicada por três diferentes cidades: Laguna, Tubarão e Lages, ambas cidades catarinenses.

 

Durante o ato solene, no Centro Cultural, em Lages (SC), participaram diversas autoridades e personalidades, destacando-se o diretor do Instituto Cultural Anita Garibaldi do Município de Laguna, o ex-prefeito daquela cidade, Adílcio Cadorin; o superintendente da Fundação Cultural de Lages, Gilberto Ronconi; o presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Lages, Cláudio Silveira e a presidente da Fundação Catarinense de Cultura (FCC) Ana Lúcia Coutinho.

 

Antes do plantio da rosa (momento mais marcante da homenagem), Annita Garibaldi recebeu um presente das mãos de Gilberto Ronconi: peça de vestuário confeccionado por artesãs lageanas. A bisneta da heroína disse, em italiano, que “sou infinitamente grata por esta homenagem”, enfatizando em seu pronunciamento oficial que “Anita lutou pela democracia, pela liberdade (...)”. Em Lages (SC), a solenidade em homenagem à ilustre visitante e, sobretudo às comemorações do Bicentenário de Anita Garibaldi contou com a presença de centenas de pessoas, e teve exibição de vídeo, declamações de poesias, cantos, canções e danças tradicionalistas, com destaque para apresentações do CTG Anita Garibaldi.

 

As comemorações do Bicentenário de Anita Garibaldi é um projeto internacional desenvolvido em Santa Catarina pelo Instituto Cultural Anita Garibaldi do Município de Laguna em parceria com diversas entidades, associações e instituições, entre elas a Prefeitura de Lages. No final do evento a bisneta de Anita Garibaldi conheceu o Memorial Nereu Ramos. Servidores da Fundação Cultural de Lages apresentaram o espaço histórico e cultural para a visitante.

 

A Prefeitura de Lages concedeu total apoio para a realização deste evento de comemoração do bicentenário de Anita Garibaldi. Na quinta-feira (13) “Uma rosa para Anita” também havia sido plantada na propriedade de descendentes do fundador da cidade de Anita Garibaldi, Paulino Granzzoto. Este plantio, prestigiado por autoridades e moradores da vizinha cidade, também foi feito pela bisneta da heroína, acompanhada de Adílcio Cadorin e Cláudio Silveira.

 

Um ato solene foi realizado às margens do Rio Canoas, no interior do município de Anita Garibaldi, ponto pelo qual ela atravessara a noite nadando quando percorria o trajeto de Curitibanos passando por Anita Garibaldi até chegar à Lages onde pernoitou e após seguiu em direção ao Rio Grande do Sul para reencontrar-se com Giusseppe Garibaldi e seguir adiante o caminho pela região do Rio Grande do Sul. (Texto: Iran Rosa de Moraes e colaboração de Destaque Catarina. Foto: Nilton Wolff, Fabrício Furtado e Pablo Gomes).

Comentários (0)
Seja o primeiro a comentar.
© 2010 - 2020 Jornal Destaque Catarina. Todos os direitos reservados
Encaminhe esta notícia
Seu nome
Seu e-mail
E-mail remetente
Comentário
Caracteres restantes

Enviar notícia
Reportar abuso
Seu nome
Seu e-mail
Seu telefone
Comentário
Caracteres restantes

Reportar abuso
Faça seu login!
Login
Senha
Permanecer conectado
Conectar