Sábado, 31 de Outubro de 2020
Morre o cantor e compositor Elio da Rosa Xavier - o Porca Véia; um dos maiores músicos do Tradicionalismo Gaúcho
Morre o cantor e compositor Elio da Rosa Xavier - o Porca Véia; um dos maiores músicos do Tradicionalismo Gaúcho
13/06/2020 | 11:04
Postado por: Destaque Catarina
A- A+

Morreu na sexta-feira (12, em Novo Hamburgo (RS), o músico e compositor Elio da Rosa Xavier (68); mais conhecido artisticamente como Porca Véia - um dos maiores cantores e compositores da música tradicionalista Gaúcha. Porca Veía, natural de Lagoa Vermelha (RS), fez longa trajetória artística- musical representando com destaque a Cultura Tradicionalista Gaúcha. Elio da Rosa Xavier ( Porca Véia ); estava internado no Hospital Regina, em Novo Hamburgo (RS), e não resistiu a duas paradas cardíacas na sexta-feira (12).

 

Elio da Rosa Xavier ( Porca Véia ), realizava três sessões de hemodiálise por semana, pois sofria de insuficiência renal. Ele deixa a esposa e quatro filhos, além de uma legião de fãs e amigos no Brasil e no exterior onde também era bastante admirado pela sua música e composições e também pelo humanismo e dedicação com que levava sua arte musical representando a essência da cultura Gaúcha por todo o pais é até em outros países, principalmente da América Latina. O Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), manifestou solidariedade à família de Porca Véia diante da morte do músico nativista e tradicionalista Gaúcho.

 

Porca Véia deixa um grande legado à cultura do tradicionalismo Gaucho

Porca Véia gravou 21 CDs e 3 DVDs e ganhou dois discos de Ouro. Foram diversas canções e composições em destaque " Lembranças "; " De Alma Serrana "; " Do Jeito de Deu " e " Gaiteiro Por Demais ", dentre outras músicas que marcaram a trajetória artística de Porca Véia. O Jornalista e Artista Plástico Juan Godoy, que por alguma ocasiões teve a oportunidade de entrevistar Porca Véia durante algumas de suas apresentações na Festa Nacional do Pinhão em Lages (SC), lembra do carisma e da admiração com que Porca Véia tratava seu público que admirava seu trabalho artístico - musical. " Porca Véia deixa um imenso legado à cultura e ao tradicionalismo Gaúcho, sendo um dos ícones desta cultura que possui uma marca registrada e que será sempre lembrado pela sua contribuição artística -musical e humanitária aos milhões de fãs espalhados pelo mundo afora ".

 

Afinal, segundo Juan Godoy o MTG possui centenas de CTGs na América Latina, além de vários países da Europa e até nos Estados Unidos, dentre outros países onde a música de Porca Véia se fará sempre presente nestes movimentos do tradicionalismo Gaúcho.

Comentários (0)
Seja o primeiro a comentar.
© 2010 - 2020 Jornal Destaque Catarina. Todos os direitos reservados
Encaminhe esta notícia
Seu nome
Seu e-mail
E-mail remetente
Comentário
Caracteres restantes

Enviar notícia
Reportar abuso
Seu nome
Seu e-mail
Seu telefone
Comentário
Caracteres restantes

Reportar abuso
Faça seu login!
Login
Senha
Permanecer conectado
Conectar