Terça-Feira, 15 de Junho de 2021
Crânio de São João Batista na escultura do pintor e escultor Juan Godoy
13/01/2021 | 16:37
Postado por: Destaque Catarina
A- A+

Uma obra enigmática surge com a produção artística em forma de escultura do crânio de São João Batista produzida pelo escultor e pintor brasileiro Juan Godoy (63). A magnitude da riqueza teológica do profeta que tornou-se Santo. João Batista é o primeiro mártir da Igreja e o último dos profetas venerado, precursor do Messias e arauto da verdade e que batizou Jesus Cristo no Rio Jordão em Israel e que acaba de virar escultura nas mãos do escultor e pintor brasileiro Juan Godoy. A escultura do crânio de São João Batista é uma relíquia. Após alguns anos de profundos estudos e pesquisas a respeito da vida do profeta e Santificado João Batista ( primo de Jesus Cristo ); o pintor e escultor Juan Godoy; produziu a escultura que representa o crânio que em parte segundo pesquisadores arqueológicos de Israel; foi encontrado e preservado e exposta na igreja de San Silvestro In Capite, em Roma.

 

O relicário na Residenz, em Munique; na Alemanha; está marcado como sendo o o crânio de São João Batista. Constam em estudos que a prisão e morte de João Batista e seu aprisionamento tenha ocorrido na Província de Pereia ( atual Jordânia, na fortaleza de Maqueronte. Citações bíblicas citam que João Batista foi levado à prisão em pleno sexto mês do ano de 26 d.C; e após dez meses ali preso, o Rei Herodes atendeu ao pedido de Salomé, a qual lhe entregara a cabeça de João Batista em uma bandeja de prata ao Rei Herodes, que se encontrava naquela fortaleza.

 

Há uma mística, mistério, lendas sobre onde encontra-se a cabeça de São João Batista. Há quem afirme também que parte do corpo de São João Batista esteja na Bulgária. Pesquisadores da Universidade de Oxford, Grã-Bretanha , submeteram alguns ossos como uma falange, um dente e a face de um crânio encontrados em uma igreja búlgura; localizada na Ilha de Sveti Ivan, que significa " São João ", em 2010. O material pesquisado passou por exames à datação de carbono 14 e que corresponde à época do pregador João Batista, primo de Jesus Cristo. Mas, que esta datação não significa suficientemente para autenticar a relíquia. A origem da caixa encontrada por pesquisadores, possui origem da região da Capadócia, uma região da Turquia.

 

Há muitas versões a respeito de onde foi parar a cabeça de São João Batista. A Escola de Arqueologia Francisca de Jerusalém, em Israel, destaca que baseada em escavações na igreja cruzada de São João Batista de Sebaste ( Samaria ); na região da Judéia. Samaria - lugar onde foi enterrada a cabeça de João Batista, junto ao seu corpo trazido pelos discípulos de João que moravam nesta região da pregação de João Batista. Na Igreja de São João Batista do século V, no local cristãos faziam memórias do lugar onde se enterrou a cabeça de João Batista e onde até hoje neste local há restos de pinturas originais na crippa.

 

A escultura produzida na pedra calcária; típica encontrada em Jerusalém ( Israel ), foi feita pelo escultor e pintor brasileiro Juan Godoy e representa o crânio de São João Batista. A escultura do crânio de São João Batista está fixada em uma base de tecido algodão cru e toda a obra em si sofreu uma camada de proteção com tinta ouro. A escultura do crânio de São João Batista deverá ser exposta ainda no decorrer de 2021 durante uma exposição de obras do pintor e escultor brasileiro Juan Godoy. João Batista é o único Santo cujo nascimento e martírio são evocados em duas solenidades pelos Cristãos - a primeira no dia de nascimento em 24 de junho ( seis meses antes do Natal - Nascimento de Jesus Cristo ); e a segunda no dia 29 de agosto- dia do martírio de São João Batista. As festas alusivas a São João Batista são festas litúrgicas. .

Comentários (0)
Seja o primeiro a comentar.
© 2010 - 2021 Jornal Destaque Catarina. Todos os direitos reservados
Encaminhe esta notícia
Seu nome
Seu e-mail
E-mail remetente
Comentário
Caracteres restantes

Enviar notícia
Reportar abuso
Seu nome
Seu e-mail
Seu telefone
Comentário
Caracteres restantes

Reportar abuso
Faça seu login!
Login
Senha
Permanecer conectado
Conectar