Quinta-feira, 30 de Junho de 2022
Morte de Jabor deixa legado gigante ao Brasil
Morte de Arnaldo Jabor deixa um legado imensurável ao Brasil
15/02/2022 | 17:58
Postado por: Destaque Catarina
A- A+

Morreu na madrugada de terça-feira (15) no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo (SP), o cineasta; jornalista; escritor; compositor musical e crítico político nacional Arnaldo Jabor (81). Jabor estava internado desde o dia 17 de dezembro no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, após sofrer um acidente vascular cerebral (AVC). O jornalista Arnaldo Jabor nasceu em 12 de dezembro de 1940, no Rio de Janeiro (RJ). Foram mais de 50 anos de carreira, transitando com sucesso pelo cinema; TV; Jornais e rádio.

 

Jabor foi diretor do Cinema Novo, inaugurando uma nova linha do " cinema de verdade " no Brasil. Seu primeiro filme foi " A Opinião Pública ", em 1967. De lá até véspera de sua morte, Arnaldo Jabor deixou um imenso legado, foi um gigante da cultura não somente nacional, porém, latino-americana e, portanto, mundial. Culto, inteligentíssimo alcançou com seu trabalho especialmente no cinema vários grandes prêmios como ao do Urso de Prata no Festival de Berlim ( Alemanha ), com o filme " Toda a Nudez Será Castigada ", em 1973; e foi o primeiro vencedor do Festival de Cinema de Gramado (RS).

 

Na música, Jabor é autor de canções como " Amor e Sexo "; ao lado de Rita Lee e Roberto de Carvalho, e " Samba e Exaltação ", em parceira com Cristovão Bastos. Na Tevê, Arnaldo Jabor mantinha por longos anos sua participação com análise crítica sobre a realidade brasileira apontando os variados aspectos desta realidade social, econômica, política e cultura.

 

O Brasil perde um das maiores personalidades de sua história no âmbito da cultura e da arte. Arnaldo Jabor deixa uma imensa lacuna na cultura brasileira, porém, por outro lado, deixa também uma gigante e imensurável contribuição para com o povo brasileiro, principalmente com as populações que mais sofrem diante dos efeitos maléficos produzidos pelas políticas públicas inadequadas e injustas neste país.

Comentários (0)
Seja o primeiro a comentar.
© 2010 - 2022 Jornal Destaque Catarina. Todos os direitos reservados
Encaminhe esta notícia
Seu nome
Seu e-mail
E-mail remetente
Comentário
Caracteres restantes

Enviar notícia
Reportar abuso
Seu nome
Seu e-mail
Seu telefone
Comentário
Caracteres restantes

Reportar abuso
Faça seu login!
Login
Senha
Permanecer conectado
Conectar