Sábado, 17 de Novembro de 2018
Chapecó (SC), recebe o evento Agronegócio e Inovação
Chapecó (SC) - Iniciativa é do Núcleo de Inovação Tecnológica para a Agricultura Familiar (NITA), em parceria com a Associação Polo Tecnológico do Oeste Catarinense (Deatec)
08/11/2018 | 12:56
Postado por: Destaque Catarina
A- A+

O evento Agronegócio e Inovação desembarca em Chapecó (SC). Na quinta-feira (08), às 08h30, instituições do ecossistema de inovação, empresas desenvolvedoras de tecnologias e lideranças do agronegócio familiar se encontram no Centro de Treinamento da Epagri de Chapecó para discutir o futuro do setor agropecuário em Santa Catarina. O evento é promovido pelo do Núcleo de Inovação Tecnológica para a Agricultura Familiar (NITA), em parceria com a Associação Polo Tecnológico do Oeste Catairnense (Deatec). Inscrições podem ser feitas através do site do NITA.

 

Mais do que apresentar as ações do NITA, o evento reunirá o ecossistema de inovação, startups e representantes das cadeias produtivas de Santa Catarina, conectando as demandas do agronegócio às soluções tecnológicas já disponíveis no mercado e estimulando a geração e oferta de novas inovações.

 

“Santa Catarina aceitou o desafio do Banco Mundial e implantamos um projeto inovador para aproximar startups e agricultura familiar. Nós percebemos que esses setores não conversavam e a agricultura familiar não conseguia absorver as tecnologias da mesma forma que os grandes produtores.

 

Eram dois mundos separados e nós queremos que esses mundos se aproximem para que possamos aumentar a produtividade no meio rural”, explica o secretário executivo do NITA, Julio Bodanese. Para o diretor de Startups da Deatec, Rudinei Gerhart, o Oeste é um grande protagonista na agricultura familiar e a aproximação entre as empresas, entidades e agricultores é fundamental.

 

“A maioria dos colaboradores do NITA está no litoral e aproximar essas pessoas que desenvolvem as estratégias do Núcleo com a realidade local é muito importante para que se consiga saber o que é necessário no campo e como podemos contribuir”.

 

CONSELHO GESTOR

Na quarta-feira (07), das 16h30 às 18h30, no Centro de Treinamento da Epagri de Chapecó, haverá reunião do Conselho Gestor do NITA. A programação conta com apresentação do ecossistema de inovação de Chapecó e estratégia de aproximação e participação no NITA, análise e deliberação sobre novas adesões de instituições ao NITA e avaliação de missão técnica pecuária leiteira e a próxima missão técnica do arroz irrigado.

 

NITA

O Núcleo de Inovação faz parte de um grupo seleto de iniciativas para aproximar tecnologia e agricultores. O Banco Mundial apoia apenas oito projetos como esse no mundo e o Estado é o único representante da América Latina nessa lista, tornando-se referência para outros estados e países. O NITA funciona como um elo entre startups, pequenas e médias empresas desenvolvedoras de inovações e as cadeias produtivas organizadas dos agricultores, acelerando o processo de desenvolvimento e oferta de tecnologias. Hoje são 38 empresas cadastradas que já fazem negócios com agricultores e empresas catarinenses, além de algumas parcerias internacionais.

 

PARCEIROS

O Núcleo de Inovação Tecnológica para Agricultura Familiar reúne diversas entidades de Santa Catarina, entre elas Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca (SAR), Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS), Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Associação Catarinense de Tecnologia (Acate), Associação Polo Tecnológico do Oeste Catarinense (Deatec), Associação Catarinense de Fundações Educacionais (Acafe), Fundação Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras (Certi) e Universidade Católica de Santa Catarina.

 

Colaboração/texto: Marcos A. Bedin.

Comentários (0)
Seja o primeiro a comentar.
© 2010 - 2018 Jornal Destaque Catarina. Todos os direitos reservados
Encaminhe esta notícia
Seu nome
Seu e-mail
E-mail remetente
Comentário
Caracteres restantes

Enviar notícia
Reportar abuso
Seu nome
Seu e-mail
Seu telefone
Comentário
Caracteres restantes

Reportar abuso
Faça seu login!
Login
Senha
Permanecer conectado
Conectar