Sábado, 24 de Junho de 2017
Para voarem como Saint-Exupéry e aprenderem francês, crianças da rede municipal participam de curso em Florianópolis (SC)
Parceria é destaque em Santa Catarina
05/04/2017 | 6:08
Postado por: Destaque Catarina
A- A+

A Escola Básica Brigadeiro Eduardo Gomes, em Florianópolis (SC), possui uma particularidade. É a única unidade educacional da rede municipal em que é oferecido o curso de francês. A escola fica no Campeche, região freqüentada no final dos anos 1920 pelo escritor e aviador francês Antoine Saint-Exupéry.

 

Ele era piloto da Companhia Génerale Aèropostale, que fazia escalas em Florianópolis, precisamente nesta praia do Sul da Ilha de Santa Catarina. Aulas do idioma europeu começam dia 05 (quarta-feira), e alunos que se formarem terão direito a um voo em um bimotor. Nesta quarta-feira (05/04), duas turmas do estabelecimento de ensino iniciam o ano letivo do curso de francês por intermédio de uma parceria entre Secretaria Municipal de Educação, Aliança Francesa e Fundação Saint-Exupéry.

 

Assim como era costumeiro para o autor de “O Pequeno Príncipe, quem conclui o curso, como prêmio de incentivo, sobrevoa a cidade num bimotor. Haverá duas turmas. A dos veteranos e a dos “calouros”. Com duração de três anos, os estudantes veteranos estão indo para o segundo ano de curso. Em 2018, eles se formam e vão ganhar uma certificação emitida pela Aliança Francesa. Uma turma já ganhou o canudo em 2015. As aulas serão sempre às quartas- feiras, das 13h30 às 15h para os veteranos, com oito alunos, e das 15h10 às 16h40 para os 17 alunos iniciantes. Para participar do curso de francês, os interessados frequentam aulas preparatórias, para em seguida fazerem um processo seletivo. Podem concorrer quem está no 6º, ou no máximo, no 7º ano. Isto para que todos consigam finalizar todo o curso. Os alunos estarão capacitados para falar e ler em francês, ouvir e compreender a língua e produzir pequenos textos.

 

Batismo do Ar

Como ocorreu no ano passado, quem completar os três anos de estudos terá direito ao “Batismo do Ar”. Saindo do Aeroclube de Santa Catarina, a turma fez um passeio de 15 minutos em um avião bimotor. A intenção dos organizadores do curso é repetir a dose. Ou melhor, literalmente levar os formandos às alturas. Vale lembrar também que uma exposição sobre a História da Aviação Mundial está ocorrendo no piso térreo do Terminal Rodoviário Rita Maria, centro, Florianópolis (SC). A visitação é gratuita e tem o apoio do Espaço Cultural Rita Maria; Deter; Aeroclube de Santa Catarina; Santur; Governo do Estado de Santa Catarina; Memóire d´Aéroportale sendo uma realização da Associação Memória da Aéropostale Raide Latécoére; Fapesc e UFSC. Diversos painéis destacam o início das primeiras rotas aeroviárias na Europa; África do Sul; América do Sul; América Central e América do Norte além da Ásia.

 

Fonte/colaboração: Ricardo Medeiros

Jornalista Graduado SC 00293

Comentários (0)
Seja o primeiro a comentar.
© 2010 - 2017 Jornal Destaque Catarina. Todos os direitos reservados
Encaminhe esta notícia
Seu nome
Seu e-mail
E-mail remetente
Comentário
Caracteres restantes

Enviar notícia
Reportar abuso
Seu nome
Seu e-mail
Seu telefone
Comentário
Caracteres restantes

Reportar abuso
Faça seu login!
Login
Senha
Permanecer conectado
Conectar