Quinta-feira, 30 de Junho de 2022
Câmara de Lages (SC), homenageou uma de suas personalidades comunitária
José Eroni Medeiros é homenageado pelo Poder Legislativo Lageano. Veja
04/04/2022 | 11:28
Postado por: Destaque Catarina
A- A+

Um momento de reconhecimento e agradecimento a quem se devotou a ajudar o próximo. Assim pode ser definida a sessão solene na qual a Câmara de Lages (SC), reverenciou o ex-conselheiro tutelar, José Eroni Medeiros. A reunião realizada na noite de 1º de abril contou com a presença de familiares, amigos e pessoas que admiram a trajetória de Eroni no cuidado com as crianças e adolescentes, na luta contra a fome e a desigualdade social e na fé cristã. A proposição foi do vereador Aldori Freitinhas (MDB). Ex- conselheiro tutelar de Lages (SC), Eroni é conhecido pela sua trajetória de luta pelos direitos da população mais vulnerável, em especial, crianças e adolescentes.

 

Para o proponente, a sessão duraria três horas se fosse para falar de tudo o que Eroni fez de bom. Ele destaca que o homenageado foi uma pessoa parceira na luta pelos bairros e causas sociais. “Estou muito emocionado e orgulhoso desta homenagem e agradeço a presença de todos. Desejo vida longa e muita saúde para o seu Eroni”, disse Freitinhas, que entregou um diploma de honra ao mérito e um troféu do Poder Legislativo a Eroni, e flores à sua esposa, Ladi de Oliveira Medeiros. Houve ainda reverências do Conselho Tutelar e do diretório local do Partido dos Trabalhadores (PT), ao qual o homenageado é um dos fundadores em Lages.

 

Bispo da Igreja Católica em Lages, dom Guilherme Werlang agradeceu em nome da Diocese pelo trabalho desempenhado por Eroni, a quem definiu como um evangelho vivo. “O Evangelho não são folhas ou algo impresso, mas é a vida das pessoas que seguem a Jesus Cristo. Eroni é o Cristo vivo e presente na comunidade lageana. Você é bendito de Deus e nós somos abençoados na tua pessoa”, elogiou.

 

Representante do prefeito na ocasião, o secretário municipal de Assistência Social e Habitação, Jean Pierre Ezequiel também louvou o homenageado em seu discurso. “Ele nos inspirou com ensinamentos que vão além da assistência social, mas também o ombro amigo que escuta e afaga as pessoas que mais precisam. Continue sendo este professor para todos nós”.

 

Filhos de Eroni, Silvia e Helder fizeram o uso da palavra em nome do homenageado, uma vez que ele tem dificuldades para falar por conta de uma doença. Eles relembraram memórias da infância, onde viam o pai socando o pilão para a mãe fazer o bolo, ao mesmo tempo em que contava passagens bíblicas e falava para os filhos viverem aquele exemplo. Um exemplo que o próprio seguiu se doando tantas vezes pelo próximo, junto de sua esposa, Ladi, companheira no amor, na solidariedade e na fé.

 

“Crescemos vendo nosso pai e nossa mãe em seminários e romarias da terra, sempre na busca pela justiça social. Entrou no Conselho Tutelar e ali fez história, sobretudo no direito das crianças e adolescentes”, destacou Silvia, que citou as palavras que seu pai gostaria de expressar como legado: perseverança, continuidade, agradecimento e solidariedade.

 

Sobre José Eroni Medeiros

Morador do bairro Vila Esperança, servidor público municipal aposentado, José Eroni Medeiros nasceu em 28 de março de 1956, na comunidade de Rio dos Touros, em Urupema-SC. Filho de Maria Inácia Medeiros e Anatalino Machado Medeiros, é casado com Ladi de Oliveira Medeiros – também liderança das causas sociais da cidade, pai de Helder e Silvia e avô de Ana Julya e Emanuel.

 

Após residir em São José do Cerrito, Eroni veio a Lages com seus irmãos para trabalhar na indústria madeireira. Desde jovem se envolveu com as pastorais da juventude e operária da Igreja Católica (onde foi catequista e ministro), movido pelo projeto da Comunidade Eclesiais de Base (CEB) e pela Teologia da Libertação. Em 1996, foi um dos cinco eleitos ao Conselho Tutelar. Dedicado e estudioso dos direitos da criança e do adolescente, logo se tornou referência pelo seu trabalho, chegando a receber o troféu “Amigo da Criança”, da Assembleia Legislativa de Santa Catarina em 2000.

 

Após sair do Conselho em 2002, ele foi para a Secretaria Municipal de Assistência Social e depois para a Cáritas Diocesana, onde contribuiu com programas que ajudaram milhares de famílias lageanas, como o “Fome Zero”, do Governo Federal, e o “Lages 100 Fome”. Em 2015 retornou ao Conselho Tutelar, sendo seu último local de trabalho antes de requerer a aposentadoria para tratamento de saúde.

 

Na vida política, o homenageado é um dos fundadores em Lages do Partido dos Trabalhadores (PT), do qual integrou a direção partidária e se candidatou a vereador em duas eleições, sendo o segundo mais votado do partido em 2004. Eroni representou a cidade em importantes conferências estaduais e nacionais, defendendo o debate de mais ações do Estado em prol do povo. Foto: Bruno Heldershedt de Oliveira. Texto: Everton Gregorio.

Comentários (0)
Seja o primeiro a comentar.
© 2010 - 2022 Jornal Destaque Catarina. Todos os direitos reservados
Encaminhe esta notícia
Seu nome
Seu e-mail
E-mail remetente
Comentário
Caracteres restantes

Enviar notícia
Reportar abuso
Seu nome
Seu e-mail
Seu telefone
Comentário
Caracteres restantes

Reportar abuso
Faça seu login!
Login
Senha
Permanecer conectado
Conectar