Quinta-feira, 22 de Fevereiro de 2018
Festa Nacional da Maçã
São Joaquim (SC), realiza mais uma Festa Nacional da Maçã. Evento atrai milhares de visitantes
07/05/2012 | 0:48
Postado por: Destaque Catarina
A- A+

 

Aberta oficialmente na última sexta-feira, dia 04, em São Joaquim (SC), a 19 Festa Nacional da Maçã. O evento conta com mostra de maçãs dos principais produtores desta região da Serra Catarinense- uma das principais produtoras de maçãs do Brasil.
A produção de maçã em São Joaquim corresponde atualmente na ordem de cerca de 60% da produção em todo o país. Mas, nesta safra devido à queda de granizo na região, a produção teve uma queda de quase 35% da colheita deste produto. A Festa Nacional da Maçã nesta edição termina dia 07, domingo.
Vários shows artísticos e campeiros do tradicionalismo gaúcho fazem parte da programação deste evento. O Governador do Estado de Santa Catarina Raimundo Colombo (PSD), prestigiou a solenidade oficial de abertura da festa.
 
O governador de Santa CatarinaRaimundo Colombo anunciou, na sexta-feira (4), a liberação de R$ 35 milhões, por meio do Ministério da Agricultura, para apoiar nas negociações do seguro agrícola com os produtores de maçã de São Joaquim. A notícia foi dada durante a abertura da 19ª edição da Festa Nacional da Maçã, no município. De acordo com dados da Associação Catarinense dos Produtores de Maçã e Pera - Amap, na safra deste ano, o granizo foi um dos principais responsáveis por uma quebra de mais de 65% na produção de maçãs na região.
O secretário nacional de Política Agrícola, Caio Tibério Rocha, afirmou que somado ao incentivo federal, o Governo do Estado de Santa Catarina colabora com 25% de subvenção. “Agora, o produtor catarinense terá uma ajuda de custo de 85% para o pagamento do seguro, na área da maçã. É uma garantia que traz segurança para a safra.”
Raimundo Colombo ainda reforçou que o agronegócio exige doação, sacrifício, esforço e precisa da proteção do Estado. “Nós estamos vocacionando nossas ações para isso. O Estado se propõe a ajudar na questão da proteção dos pomares, principalmente com a diminuição dos juros.”
A prefeita de São Joaquim, Marlene Kaiser da Rosa, destacou que, apesar das dificuldades da safra deste ano, a festa é uma oportunidade para resgatar a autoestima dos produtores. “A produção de maçã é a base da nossa economia. Por isso, somamos os nossos esforços e buscamos os recursos disponíveis para realização dessa festa, que representa muito para São Joaquim e Santa Catarina.” A prefeita ainda agradeceu o apoio do Governo do Estado, que destinou R$ 150 mil para a realização da Festa Nacional da Maçã.
O evento divulga a principal atividade econômica do município. Segundo dados da Amap, atualmente, os pomares ocupam uma área de mais de oito mil hectares. A produção de maçãs envolve 1.530 produtores. A estimativa para a safra de 2012 é que sejam colhidas 291 mil toneladas da fruta. “Além de fomentar os negócios da fruticultura, o objetivo da festa também é divulgar o potencial turístico de São Joaquim”, informou a secretária regional de São Joaquim, Solange Pagani.
A Festa Nacional da Maçã vai até o dia 7 de maio com a realização de shows, apresentações culturais, mostra de vinhos, rodeio crioulo, exposições e feiras de produtos da agricultura familiar. A expectativa dos organizadores é de que mais de 100 mil pessoas visitem a festa.

 

Comentários (0)
Seja o primeiro a comentar.
© 2010 - 2018 Jornal Destaque Catarina. Todos os direitos reservados
Encaminhe esta notícia
Seu nome
Seu e-mail
E-mail remetente
Comentário
Caracteres restantes

Enviar notícia
Reportar abuso
Seu nome
Seu e-mail
Seu telefone
Comentário
Caracteres restantes

Reportar abuso
Faça seu login!
Login
Senha
Permanecer conectado
Conectar