Domingo, 22 de Outubro de 2017
Em abril de 1973 morria Picasso
Pablo Picasso foi o maior e mais famoso pintor do século XX. Picasso morreu em abril de 1973
09/04/2014 | 15:55
Postado por: Destaque Catarina
A- A+

Em 08 de abril de 1973, portanto, há 41 anos atrás, o mundo das artes plásticas perdia o seu maior expoente da pintura universal do século XX, ou seja, Pablo Diego José Francisco de Paula Nepomuceno Maria de Remedios Cipriano de la Santíssima Trinidad Ruiz Y Picasso, simplesmente Pablo Picasso. Aos  91 anos de idade, Pablo Picasso deixava uma extensa vida dedicada à pintura, escultura; gravura; colagem, murais; desenhos e cerâmica.

 

Considerado um dos maiores artistas do século 20, Picasso criou mais de 20.000 obras de arte utilizando variados meios de expressão, como telas; litrografias; esculturas; murais e em todas as técnicas que experimentou, deixou sua marca pessoal. Picasso faleceu em Mougins, França, em 08 de abril de 1973, com 91 anos de idade. Em suas principais obras, destaque para O Funeral de Casagemas;  Nu Azul;   O Velho Guitarrista; Mulher sentada; As Senhoritas de Avignon; Mulher no Jardim; Menina diante de um Espelho; Guernica (uma das mais famosas de suas obras e que está no Museu do Prado, em Madrid), Espanha, Adormecido; Beijo; Busto de Mulher  e inúmeras outras expressivas obras de sua autoria.

 

Para PIcasso, a arte baseava-se na busca e na experimentação. Manteve-se sempre afastado de qualquer escola ou grupo. Nunca procurou imitar formas, porém, criou novas técnicas e formas artísticas de expressão, incorporando materiais inéditos em suas obras. Picasso rompeu com a perspectiva clássica. Inovou.  Picasso teve muitos seguidores como os pintores Gleizes Léger e Villon; Metzinger; os escultores Lipschitz e Archpenko, entre outros artistas. Picasso foi um  gênio, porém, para alguns um artista medíocre. Pablo Picasso seguiu mestres como Delacroix e Manet.

 

Em suas obras estão as marcas da alegria, juventude; o teatro, o povo; as mulherres; o crico e as touradas além de passagens marcadas pelo erotismo e a revolução espanhola. Picasso teve muitas amantes ( Fernande Olivier; Eva Gouel; Olga Koklova; Marie-Thérèse Waltter; Dora Maar; Françoise Gilot e Jacqueline  Roque ).  A obra de Pablo Picasso é classificada em períodos como: Período Azul; Período Rosa; Período Africano; Período Cubista- Analítico e o Período Cubista-Sintético.

 

Segundo o pintor brasileiro Juan Godoy, Pablo Picasso foi um extraordinário artista, criativo, provocativo com muitos dos seus trabalhos que invocavam uma análise mais profunda e crítica de sua obra. Juan Godoy, conheceu de perto inúmeras obras de Picasso quando visitou o Museu do Prado; em Madri e o  Museu de Picasso em Barcelona, na Espanha; além do Louvre, em Paris.

Comentários (0)
Seja o primeiro a comentar.
© 2010 - 2017 Jornal Destaque Catarina. Todos os direitos reservados
Encaminhe esta notícia
Seu nome
Seu e-mail
E-mail remetente
Comentário
Caracteres restantes

Enviar notícia
Reportar abuso
Seu nome
Seu e-mail
Seu telefone
Comentário
Caracteres restantes

Reportar abuso
Faça seu login!
Login
Senha
Permanecer conectado
Conectar