Sábado, 24 de Junho de 2017
Festa Nacional do Pinhão, em Lages (SC)
Recanto do Pinhão é destaque em Lages (SC)
13/05/2016 | 23:13
Postado por: Destaque Catarina
A- A+

Mais de 90 atrações compõem a programação até o dia 29 de maio
O início das apresentações no palco do Recanto do Pinhão Aracy Paim está marcado para este sábado (14); às 10 h. no centro, em Lages (SC). A rainha Vanessa Camargo e as princesas Natalia Machado e Taiane Borges, realeza da 28ª Festa Nacional do Pinhão, farão a abertura oficial do evento, às 10h, na praça João Costa. Às 17h haverá show nacional com Elton Saldanha. Mais de 90 atrações compõem a programação até o dia 29 de maio.
O Recanto do Pinhão Aracy Paim terá momento dedicado à música gospel e bandas cristãs, shows e apresentações de músicas gauchescas e nativistas e de dança tradicionalistas, corais e manifestação teatral. Além da programação artística, reserva espaço para comercialização de artesanato e da gastronomia típica a base de pinhão. Seis entidades filantrópicas utilizarão o local para venda das peças artesanais, paçoca, entrevero, quentão e ponche. A 28a. edição da Festa Nacional do Pinhão, no Parque Conta Dinheiro, onde ocorre tradicionalmente a Festa Nacional do Pinhão, começa no dia 20 e vai até 29 de maio.

 

Turismo promove workshop gastronômico sobre pinhão
De acordo com a turismóloga Ana Vieira, a ideia é chamar a atenção para a questão nutricional da semente

 

Está marcado para os dias 17, 18 e 19 de maio o workshop “O pinhão na culinária”, promovido pela Secretaria de Turismo em parceria com a Fundação Cultural de Lages (FCL) e Embrapa Florestas. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo telefone (49) 3226-1117 ou pessoalmente na secretaria, na avenida Papa João XXIII, 138, bairro Beatriz. As vagas limitadas.

 

Em cada oficina, com três turmas diferentes, os aromas e sabores das receitas do livro “O pinhão na culinária” serão apresentados em sete pratos diferentes. Os workshops serão ministrados pela pesquisadora Rossana Catiê Bueno de Godoy, uma das autoras do livro. De acordo com a turismóloga da secretaria, Ana Vieira, a ideia é chamar a atenção para a questão nutricional da semente. “Os interessados em participar do workshop passarão o dia aprendendo receitas doces e salgadas com essa iguaria típica do Sul do país”, destaca.

 

A Secretaria de Turismo disponibilizará de todos os utensílios para o preparo dos pratos, incluindo os ingredientes. “Pedimos que os participantes levem apenas seus aventais. Cada um deles ganhará um exemplar do livro que contém cerca de 200 receitas, e uma apostila do curso”, afirma.Conhecido pelo aporte de energia e calorias que pode fornecer para trabalhadores, atletas, crianças e adolescentes em fase de crescimento, o pinhão tem atraído o interesse dos pesquisadores por ser um alimento funcional.

 

Segundo dados da pesquisadora Rossana Catiê Bueno de Godoy, é um alimento sem glúten, com altos teores de proteína, fibras alimentares e amido, além de ter menor teor lipídico. O pinhão possui minerais como cobre, zinco, manganês, ferro, magnésio, cálcio, fósforo, enxofre e sódio. São encontrados ainda os ácidos graxos linoleico (ômega 6) e oleico (ômega 9). Há também outras características favoráveis à saúde, como baixo índice glicêmico e compostos antioxidantes.

 

Festa do Pinhão terá dois dias de arrecadação de alimentos
“Quanto mais doações tivermos maior será o número de instituições beneficiadas com a ação.”Rúbia Fernandes Sombrio

 

A prefeitura de Lages, por meio da Comissão Central Organizadora- (CCO) da 28ª Festa Nacional do Pinhão e o Serviço Social do Comércio (Sesc), firmaram parceria para ajudar instituições filantrópicas. O programa Mesa Brasil fará a arrecadação de alimentos nos dias 23 e 24 de maio. Nesses dois dias o acesso ao parque Conta Dinheiro será gratuito e das 18h às 22h os portões estarão abertos. Quem for ao evento e quiser colaborar pode levar um quilo de alimento não perecível e deixar no ponto de coleta, segundo o presidente da CCO, Gilson Maximo de Oliveira.

 

Os donativos arrecadados serão destinados às entidades cadastradas no Mesa Brasil, instalado em Lages em 2014. O programa visa diminuir o desperdício de alimentos, a insegurança alimentar e a vulnerabilidade social. “Quanto mais doações tivermos maior será o número de instituições beneficiadas com a ação”, comenta Rúbia Fernandes Sombrio, nutricionista do programa.

 

Conheça a atuação do programa em Lages (SC) e região

O Mesa Brasil é realizado em âmbito nacional desde 2003, sendo implantado na cidade de Lages em novembro de 2014, com a atuação de uma equipe multiprofissional, contando com nutricionista, assistente social, auxiliar administrativo, motorista e um auxiliar de colheita.

 

Instituições não governamentais cadastradas no Programa Mesa Brasil em Lages:
1. Associação dos Deficientes Visuais do Planalto Serrano – ADEVIPS
2. Associação Lageana de Assistência aos Menores – ALAM
3. Associação Lageana da Terceira Idade – ALTERI
4. Associação Núcleo de Aprendizagem Ana Guedes – ANAP
5. APAE Anita Garibaldi
6. APAE Bocaina do Sul
7. APAE Bom Jardim da Serra
8. APAE Bom Retiro
9. APAE Campo Belo do Sul
10. APAE Correia Pinto
11. APAE Curitibanos
12. APAE Lages
13. APAE Otacílio Costa
14. APAE São Joaquim
15. APAE São José do Cerrito
16. APAE Urubici
17. APAE Urupema
18. Asilo Vicentino
19. Grupo Art Mulher
20. RAMATIS
21. Associação de Moradores do Bairro Habitação
22. Associação de Moradores do Bairro Morro Grande
23. Associação de Moradores do Bairro Nadir
24. Associação Serrana dos Deficientes Físicos – ASDF
25. Cáritas Comunitária Santo Antônio
26. Caritas Diocesana de Lages
27. Casa da Provisão Assistencial em Lages – Habitação
28. Casa da Provisão Assistencial em Lages – Triângulo
29. Casa de Apoio Colibri
30. Cáritas Comunitária Santo Antônio
31. Assistência Social Sagrado Coração de Jesus
32. Centro Social Anjo da Guarda
33. Centro Social Santo Antônio – CESSA
34. Creche Lar do Caminho
35. Centro de Recuperação Nossa Senhora Aparecida – CRENSA
36. Hospital Infantil Seara do Bem
37. Hospital São José de Urubici
38. Associação Beneficente Lar do Menino Deus
39. Irmandade Nossa Senhora das Graças
40. Associação de Assistência Social,Trabalho e Cidadania –SAMT
41. Sociedade de Assistência Social, Educacional e de Apoio aos Desamparados de Lages –SASEADLA
42. Sociedade Lageana de Assistência aos Necessitados – SLAN

Comentários (0)
Seja o primeiro a comentar.
© 2010 - 2017 Jornal Destaque Catarina. Todos os direitos reservados
Encaminhe esta notícia
Seu nome
Seu e-mail
E-mail remetente
Comentário
Caracteres restantes

Enviar notícia
Reportar abuso
Seu nome
Seu e-mail
Seu telefone
Comentário
Caracteres restantes

Reportar abuso
Faça seu login!
Login
Senha
Permanecer conectado
Conectar