O Grêmio que jogou contra a equipe do São Paulo - líder do Brasileirão 2020, e que na Arena, em Porto Alegre (RS), na noite de última quarta-feira (23), mostrou que não foi a mesma equipe daquela que perdeu para o Santos por 4 a 1 na Vila Belmiro, em Santos e que deixou a equipe do Imortal fora da Libertadores. O Grêmio venceu o São Paulo por 1 a 0, depois de ter sido anulado um gol do Grêmio. Sob o comando do técnico Renato Portallupi (Renato Gaúcho); o Grêmio mesmo sob pressão da equipe do São Paulo durante quase todo o primeiro tempo de jogo, soube segurar o ataque da equipe do São Paulo e até conseguiu marcar o gol que em seguida foi anulado sob algumas dúvidas se estava ou não o atacante Dyego Souza em situação de impedimento mesmo não tocando na bola chutada por Victor Ferraz.
Na segunda etapa de jogo o Grêmio voltou mais focado e com mais controle da dinâmica de jogo a partir do meio de campo avançando e colocando em perigo de gols por várias ocasiões e teve a chance de emplacar o gol com o atacante Dyego Souza após uma jogada brilhante de Ferreirinha. O craque Ferreirinha fez bela jogada pelo lado direito do ataque e tocou a bola no centro da pequena área onde estava Dyego Souza, o artilheiro gremista que não perdeu tempo e de meia virada fez um golaço. Bastaram dois minutos em jogo para Ferreirinha virar a pagina vitoriosa para o Grêmio. Renato Gaúcho fez Ferreirinha entrar em campo dois minutos antes de que o também craque e goleador Dyego Souza poder marcar o gol que resultou na vitória do Grêmio.
Agora, o Grêmio precisa de apenas um empate dia 30, ( quarta-feira ), no Morumbi, em São Paulo (SP), diante da equipe do São Paulo para fazer a final da Copa do Brasil - ( a sexta ) e esperar o resultado entre o jogo do Palmeiras contra o América-MG que no primeiro confronto empataram em 1 a 1, em São Paulo também na quarta-feira (23). Mas, para que o Grêmio chegue a mais uma das finais da Copa do Brasil, precisa garantir ou no mínimo o empate ou então obter mais uma vitória contra a equipe do São Paulo, que aliás a equipe paulista vem realizando uma campanha bem sucedida também no Brasileirão 2020 sendo o líder momentâneo desta competição. O Grêmio está em quinto lugar com 42 pontos, atrás apenas do Internacional (44); Atlético-MG ( 46), Flamengo 44 pontos e o líder São Paulo 53 pontos na tabela de classificação do Brasileirão 2020- Série- A.