Sexta-feira, 15 de Dezembro de 2017
Destaque Catarina e profissões
O Jornal Destaque Catarina inicia a série de entrevistas com profissionais que atuam em várias atividades a fim de mostrar a importância destas profissões
29/08/2013 | 11:36
Postado por: Destaque Catarina
A- A+

O Garçon Jorge Luiz Oliveira,46, e que há mais de 20 anos dedica-se à atividade atuando na região da Grande Florianópolis, estado de Santa Catarina; diz ao Destaque Catarina como é exercer esta profissão. Jorge nasceu em Lages, na Serra Catarinense onde iniciou sua atividade de Garçon.

 

Alguns depois, optou por residir em Florianópolis para onde mudou-se com a esposa e dois filhos ainda pequenos. Com profissionalismo e muita dedicação o Garçon Jorge Luiz foi conquistando o espaço dentro desta profissão que segundo ele, exige muita "agilidade e conhecimentos".

 

Ao ser pergutado sobre os segredos para exercer bem esta atividade, já que ela requer muita competência assim como em qualquer outra profissão, porém, envolvendo atendimento para muitas pessoas presentes em restaurantes; além de eventos dos mais diversos tais como: festas de casamentos; shows; vernissages; feiras e exposições; Jorge Luiz destaca que é fundamental que todo o profissional que atua nesta área precisa agir com muita descrição; agilidade e eficiência.

 

Além das qualidades necessárias para atuar como Garçon, segundo Jorge Luiz Oliveira; é necessário que o profissional tenha um bom condicionamento físico; além de um bom preparo psicológico para não alcançar um estresse, já que a profissão exige uma dinâmica constante de observações de ambiente e de pessoas que precisam deste atendimento com excelência, ou seja; com qualidade e eficácia.

 

Além destes aspectos, segundo Jorge Luiz, o Garçon precisa buscar sempre os conhecimentos que abrangem também a área de gastronomia. Um bom profissional, diz ele precisa conhecer as ferramentas necessárias para estarem sempre prontas; caso necessários possam serem utilizadas e dá exemplos: um isqueiro; um abridor de garrafas e assim por diante. Um Garçon precisa conhecer do preparo de bebidas; suas características para que desta forma possa atender bem as pessoas.

 

O Garçon Jorge Luiz, destaca que nem sempre atua somente na região da Grande Florianópolis. Muitas vezes chegou viajar para outras cidades e até outros estados como indo ao Paraná e até São Paulo para atuar em eventos. " Gosto muito do que eu faço. Dedico-me muito nesta profissão. Busco constantemente ampliar meus conhecimentos.

 

Lei muito e quero cada vez mais ajudar pessoas que busquem esta área de atividade", referindo-se ao fato de preparar outras pessoas interessadas em aprender a atividade de Garçon. " É uma profissão que possui um campo de trabalho muito amplo e há espaços no mercado de trabalho, porém, precisa haver muito preparo. Mas vale a pena, pois os ganhos financeiros são compatíveis à atividade. Há um reconhecimento à nossa profissão", ressaltou.

 

A atividade envolve desde Barman; Copeiros; Servidor de carnes; Maytrê; Segurança; Organizador de Eventos; Som e Recepcionistas até Chefe de fila e na parte de estacionamentos de veículos; em tratando-se de realização de eventos completos, destacou. " Se um destes profissionais falharem, não basta apenas um só profissional atender bem, pois o contexto dos bons serviços devem ser em conjunto, no coletivo para o pleno sucesso do evento". Para as pessoas interessadas em conhecer um pouco mais desta profissão de Garçon, Jorge Luiz Oliveira, coloca-se à disposição e basta a pessoas entrar em contato através dos telefones: (48) 99775660 e ou (48) 84897932 e falar diretamente Jorge Luiz.

Comentários (0)
Seja o primeiro a comentar.
© 2010 - 2017 Jornal Destaque Catarina. Todos os direitos reservados
Encaminhe esta notícia
Seu nome
Seu e-mail
E-mail remetente
Comentário
Caracteres restantes

Enviar notícia
Reportar abuso
Seu nome
Seu e-mail
Seu telefone
Comentário
Caracteres restantes

Reportar abuso
Faça seu login!
Login
Senha
Permanecer conectado
Conectar