Sábado, 17 de Novembro de 2018
Encontro de Mulheres: evento inspira e fortalece o cooperativismo feminino em Santa Catarina
Florianópolis (SC), sediou Encontro Estadual de Mulheres Cooperativistas
04/11/2018 | 0:31
Postado por: Destaque Catarina
A- A+

Em um clima de descontração e integração, a 15ª edição do Encontro Estadual de Mulheres Cooperativistas, em Florianópolis (SC), trouxe conhecimento e inspiração ao abordar diversos assuntos relacionados ao tema “Felicidade, bem-estar & qualidade de vida”. O evento foi promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (SESCOOP/SC), na quarta (31) e quinta-feira (1º), reunindo 600 pessoas entre líderes, cooperadas, esposas de cooperados e colaboradoras de 18 cooperativas registradas na Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (OCESC), além de dirigentes e lideranças.

 

A participação feminina no cooperativismo catarinense é expressiva e aumenta a cada ano. A disseminação de conhecimentos e a compreensão sobre os princípios que envolvem os mais diversos ramos se consolidaram e, entre as iniciativas fundamentais para que isso acontecesse estão as ações do sistema cooperativista, entre elas, o Encontro Estadual de Mulheres Cooperativistas.

 

Formada em Ciências Contábeis , Cristina Mayer Kunz é associada ao Sicoob Creditapiranga e atua com foco na produção de gado leiteiro na propriedade da família, situada no interior do município de Itapiranga. Para ela, a oportunidade de participar do evento é um privilégio, porque incentiva a presença feminina no cooperativismo. “Saímos renovadas e com novas ideias.

 

A mulher é leal aos princípios, é detalhista, e com o evento é possível obter conhecimentos e isso abre espaço para se organizar e incentivar os homens a pensar e colocar em prática iniciativas novas”. A comunicadora social da Cooperalfa, Maritânia Bagnara, participa do Encontro de Mulheres há 10 anos. “Quando viemos para um encontro dessa dimensão, conseguimos olhar o que outras cooperativas promovem e voltamos com ideias novas, o que permite nos fortalecer localmente. O cooperativismo é o propulsor do desenvolvimento.

 

Não existe sucesso financeiro e econômico se não houver pessoas bem envolvidas. O cooperativismo é a mola propulsora do desenvolvimento, pois enxerga a pessoa em primeiro lugar”. Maritânia destacou também que atualmente as mulheres assumem o papel de associadas às cooperativas e participam muito das decisões nas propriedades. “Isso é resultado do estímulo que recebem do SESCOOP/SC e das cooperativas por meio de eventos com o Encontro de Mulheres e outras ações destinadas ao público feminino”. Suzana Araldi é coordenadora dos programas sociais da Coopervil e participa do evento desde 2012.

 

Ela realçou que o encontro ajuda muito na integração das mulheres com a cooperativa. Com isso, elas conseguem participar mais dos programas e trazer novas ideias para buscar soluções. “Observamos a evolução em aspectos como a melhora da qualidade de vida e autoestima, o relacionamento com a própria comunidade e o desenvolvimento das ações do Núcleo Feminino que é formado por associadas da Coopervil e também do Sicoob Vale do Vinho”.

 

A programação do Encontro no primeiro dia contou com palestra “Na Medida do Possível”, com Fernando Rocha, “Engajamento e empoderamento – a alma do cooperativismo”, com a professora Maria Flávia Basto e “A arte de encantar-se e encantar as pessoas” com a jornalista Laine Valgas e Affonso Kulevicz. O segundo dia seguiu com as palestras “Empreendedorismo feminino – um case de sucesso”, com a produtora rural Marlene Kaiut e “A protagonista”, com o especialista em liderança e motivação Márcio Mâncio.

 

A coordenadora de promoção social do SESCOOP/SC, Patricia Gonçalves de Souza, salientou que essa edição surgiu para despertar a consciência sobre a importância dos cuidados à saúde para obter uma vida com mais qualidade de vida e feliz. “A participação do Fernando Rocha como palestrante e mediador veio para contribuir e reforçar experiências relacionadas aos hábitos saudáveis com dicas e orientações para que elas coloquem em prática no cotidiano. O evento atingiu o objetivo e os feedbacks nos mostram que as expectativas foram alcançadas”, concluiu.

Comentários (0)
Seja o primeiro a comentar.
© 2010 - 2018 Jornal Destaque Catarina. Todos os direitos reservados
Encaminhe esta notícia
Seu nome
Seu e-mail
E-mail remetente
Comentário
Caracteres restantes

Enviar notícia
Reportar abuso
Seu nome
Seu e-mail
Seu telefone
Comentário
Caracteres restantes

Reportar abuso
Faça seu login!
Login
Senha
Permanecer conectado
Conectar