Quinta-feira, 22 de Outubro de 2020
Natal - Celebração à vida e renascimento. Árvores natalinas frutificam a vida e alegram lares, adultos e crianças
18/09/2020 | 18:53
Postado por: Destaque Catarina
A- A+

O Natal simboliza fortemente a esperança, a fé, o amor, a solidariedade, a esperança. Natal traz alegrias e um destes símbolos marcantes além do Papai Noel para especialmente as crianças; tem na árvore de Natal uma simbologia de vida, de esperança em que frutifica a paz, a alegria e, portanto, a esperança. A árvore de Natal estão presentes em diversos lugares na época natalina e garantem um clima especial nesta data importante do ano.

 

Os enfeites coloridos juntamente com as luzes produzem mais beleza e magia. Além de decorar o ambiente, as árvores natalinas produzem esta magia contagiante de alegria, esperança e paz. A tradição das árvores de Natal vem dos romanos, que celebravam em dezembro o nascimento do menino Jesus, mas do Deus do Sol - que nascia junto com o solstício de inverno ( 21 de dezembro ).

 

A celebração festejava Saturno - o deus das colheitas, e por este motivo chamava-se Saturnália ou Saturninas, e as árvores de Natal eram decoradas com enfeites luminosos. A tradição de enfeitar árvores para celebrar também o nascimento do Deus da Luz, pois eram consideradas ligação entre a Terra e o Céu, simbolizando a fertilidade e a continuidade da vida. A estrela no topo simbolizava o Deus do Sol.

 

Natal chegando com o forte mensagem de esperança, vida e de solidariedade

Consta as tradições que o primeiro registro da Árvore de Natal como hoje a conhecemos surgiu na Alemanha no século XVI, sendo já utilizado na época o pinheiro, adotado provavelmente para alusão à Santíssima Trindade, devido sua forma triangular. O pinheiro preserva o verde dos seus ramos mesmo em tempo mais frio e até com neve, e como tal representa a promessa da vida que se perpetua. Uma árvore frondosa e cheia de enfeites simboliza a vida, as bolas coloridas simbolizam os frutos da vida. A luz representa o caminho desta esperança e vida. Na cultura cristão, as árvores foram ficando cada vez mais decorativas, as estrelas simbolizando a Estrela de Belém, as velas a luz de Cristo, e as rosas em homenagem á Virgem Maria.

Comentários (0)
Seja o primeiro a comentar.
© 2010 - 2020 Jornal Destaque Catarina. Todos os direitos reservados
Encaminhe esta notícia
Seu nome
Seu e-mail
E-mail remetente
Comentário
Caracteres restantes

Enviar notícia
Reportar abuso
Seu nome
Seu e-mail
Seu telefone
Comentário
Caracteres restantes

Reportar abuso
Faça seu login!
Login
Senha
Permanecer conectado
Conectar