Segunda-Feira, 08 de Março de 2021
OMS alerta para falta de insumos para vacinas contra Covid-19 e Biden e kamala na posse dos EUA
19/01/2021 | 20:01
Postado por: Destaque Catarina
A- A+

O diretor-geral da Organização Mundial de Saúde (OMS) Tedros Adhanom, destacou nesta semana durante conferência da OMS na Suíça, de que o " mundo está à beira de um fracasso moral catastrófico "; ao alertar sobre os riscos eminentes da falta de insumos para vacinas contra o novo coronavirus Covid-19. Segundo Tedros (OMS), o preço deste fracasso será pago com vidas e o sustento nos países mais pobres. Tedros disse nesta 148a. conferência da OMS de que até agora desde que iniciou-se vacinação contra a Covid-19, mais de 39 milhões de doses foram dados pelo menos a 49 países, enquanto poucas dezenas de doses foram feitas em países pobres e citou que num destes países mais pobres do mundo, apenas 25 doses foram administradas até agora.

 

Tedros Adhanom disse também que maioria das farmacêuticas priorizam acordos bilaterais, torneando a rede de distribuição universal da vacina contra a Covid-19, chamada de " Covax ", elevando desta forma os preços das doses de vacinas e tentando saltar para a frente. " Este tipo de ações vão prolongar a pandemia ". E mais ainda: " a situação agrava-se diante de que a maioria dos fabricantes de vacinas contra a Covid-19; priorizam países ricos onde os lucros são mais altos, vez de submeter dossiês completos à OMS, o que pode atrasar as entregas da Covax ", enfatizou o diretor-geral da OMS. Tedros Adhanom. A COVAX espera que até fim de fevereiro possa receber vacinas para serem entregues à países pobres.

 

E fez um apelo para que todos os países trabalhem juntos em solidariedade e para que sejam " transparentes " nos contratos com a Covax, incluindo valores ( preços ), quantidades e datas de entrega das vacinas contra a Covid-19. " Não é justo que um jovem de país rico tenha sido vacinado antes de um idoso, doente muitas num país pobre. A pandemia da Covid-19 já atingiu no mundo pelo menos 95 milhões de pessoas infectadas e que já provocou a morte de cerca de 2.038.048 mil pessoas. No Brasil, são quase 10 milhões de infectados e onde mais de 211.000 pessoas morreram devido a doença. Santa Catarina registrou mais de 6.000 mortes pela Covid-19 e são mais de 500 mil pessoas que foram infectadas pelo vírus da Covid-19. E a OMS alerta que para cada 14 pessoas infectadas pela Covid-19 uma acaba morrendo dentro dos próximos pelo menos seis meses devido decorrências e complicações provocadas pela doença.


Joe Biden e Kamala Harrys assumem o governo dos EUA na quarta-feira (20)

No exato horário das 14h ( horário de Brasília-DF), o presidente democrata eleito dos Estados Unidos Joe Biden e a vice presidenta Kamala Harrys assume o governo norte- americano no lugar do mafioso republicano Donald Trump. Um forte esquema se segurança já foi montado há dias aos arredores da casa Branca, em Whashington (Estados Unidos ). Mais de 15 mil soldados da Força Nacional dos Estados Unidos irão assegurar o trabalho de segurança contra possíveis atos populares contrários à posse de Joe Biden e Kamala Harrys. Desde que Donald Trump promoveu a convocação para manifestações e que resultou em desastre dentro do Capitólio e que provocou mortes e muitos feridos, o serviço de segurança nacional dos Estados Unidos prioriza desde então reforçar o esquema de segurança para evitar nova onda de protestos de simpatizantes a Donald Trump. Esta será a primeira vez na história dos estados Unidos em quase 150 anos em que um presidente não comparece à entrega do cargo ao seu sucessor. Trump vai enviar o vice- presidente Mike Pence à posse de Joe Biden e Kamala Harrys.

Comentários (0)
Seja o primeiro a comentar.
© 2010 - 2021 Jornal Destaque Catarina. Todos os direitos reservados
Encaminhe esta notícia
Seu nome
Seu e-mail
E-mail remetente
Comentário
Caracteres restantes

Enviar notícia
Reportar abuso
Seu nome
Seu e-mail
Seu telefone
Comentário
Caracteres restantes

Reportar abuso
Faça seu login!
Login
Senha
Permanecer conectado
Conectar