Lava-Jato amplia investigações em ramificações da atuação da máfia política envolvida em roubos bilionários dos cofres públicos deste país. Além das frentes de investigações nacional e internacional, com atuação conjunta de órgãos de Justiça de vários países que atuam na apreensão de recursos financeiros bilionários roubados por quadrilhas especializadas em desvios de dinheiro público dos cofres no Brasil e, inclusive, em países onde se constatam práticas criminosas como desde lavagem de dinheiro e superfaturamento em obras e serviços públicos.
A Operação Lava-Jato realizada em conjunto pela Polícia Federal (PF) e Ministério Público Federal (MPF), cuja fase avança de forma mais ampliada com investidas nas investigações das ramificações espalhadas pelos estados do Brasil e, inclusive, fora do país.
Em Santa Catarina, a equipe da Polícia Federal está reforçada diante possíveis envolvimentos de algumas figuras políticas bastante conhecidas e com trajetória política bastante consolidada tanto na esfera do Legislativo quanto do Executivo e, portanto, deverá assim que estiverem conclusas estas investigações da Lava-Jato, esclarecer fatos que certamente irão mexer profundamente nas estruturas políticas-partidárias em Santa Catarina.
Em vários outros estados da federação onde há envolvimentos mafiosos e de quadrilhas que desviam bilhões dos cofres públicos, os trabalhos da Lava-Jato já estão bastante avançados.