Sexta-feira, 22 de Março de 2019
Brasil em alerta contra vírus da Influenza Aviária
Brasil amplia trabalho de controle e prevenção contra o vírus da Influenza Viária (Gripe Aviária) que já chegou ao Chile
02/02/2017 | 3:33
Postado por: Destaque Catarina
A- A+

O surgimento de um foco do vírus da Influenza Aviária, ou seja, a Gripe Aviária, na região de Valparaíso, no Chile, deixou em alerta máximo autoridades de Saúde Sanitária no Brasil. O surto registrado em Valparaíso, no Chile, ascendeu a luz amarela na área de controle sanitário no Brasil - o segundo maior produtor d atrás somente dos Estados Unidos.

 

O Brasil é o maior exportador mundial de carne de frango e jamais registrou caso de Influenza em aves. Vem sendo realizado no Brasil atualizações de protocolos de Biossegurança e há intenso movimento em campanhas de conscientização. Em caso de ocorrência do vírus da Influenza Aviária no Brasil, dentre as medidas constam do isolamento da área onde esteja o foco da doença a um perímetro de 3 a 5 quilômetros e também considerar-se zona de vigilância de 7 quilômetros.

 

Os Estados Unidos registrara um surto entre 2014 e 2015, quando houve sacrifício de 48 milhões de aves. Os prejuízos chegaram a mais de US$ 48 bilhões. Na Ásia e na Europa onde 40 países estão enfrentando focos do vírus Influenza Aviária, o impacto econômico alcança muitas dezenas de bilhões de euros. Na China, há cerca de dez anos atrás, milhões de aves foram abatidas a exemplo do que ocorrera também em outros países da Europa e da Ásia naquele período. Na China mais de 200 pessoas morreram devido ao consumo de carne de aves contendo a doença.

 

Agora, novamente a Ásia; Europa e América Latina com o Chile tendo este foco da Influenza Viária, as preocupações tanto por parte de produtores quanto da área de Saúde Pública acabam ocorrendo mesmo sem que haja algum foco do vírus de Influenza Aviária até o momento no país.

Comentários (0)
Seja o primeiro a comentar.
© 2010 - 2019 Jornal Destaque Catarina. Todos os direitos reservados
Encaminhe esta notícia
Seu nome
Seu e-mail
E-mail remetente
Comentário
Caracteres restantes

Enviar notícia
Reportar abuso
Seu nome
Seu e-mail
Seu telefone
Comentário
Caracteres restantes

Reportar abuso
Faça seu login!
Login
Senha
Permanecer conectado
Conectar