Sábado, 16 de Dezembro de 2017
Santa Catarina vive o caos na saúde pública, mas secretário diz que SC é modelo ao país ?
Vergonha ! Secretário de Estado da Saúde diz que a Saúde Hospitalar em Santa Catarina é modelo ao país enquanto o caos aprofunda-se nos hospitais
20/09/2017 | 22:29
Postado por: Destaque Catarina
A- A+

Uma vergonha um secretário de Estado da Saúde vir publicamente dizer que a situação dos hospitais públicos em Santa Catarina servem como "modelo" para o restante dos estados do país. A situação na rede hospitalar em Santa Catarina é caótica.

 

Vejamos a real situação de vários dos principais hospitais de Santa catarina que estão até com pacientes sendo atendidos em corredores como no caso do Hospital Celso Ramos, centro, Florianópolis (SC) - a "Ilha da Magia". No CEPON, a crise é estarrecedora em que até o serviço de Radiologia poderá ser suspenso gradativamente por falta de recursos financeiros que atinge outros setores do CEPON.

 

O Hospital Infantil Joana de Gusmão que atende a centenas de pacientes crianças e adolescentes atravessa a pior crise financeira de sua história. Outros vários hospitais de Santa Catarina chegam a suspender os atendimentos de urgência e priorizando apenas os de emergências. Então, agora, como ocorreu nesta última quarta-feira (20), em que o secretário de Estado da Saúde Vicente Caropreso (PSDB), aliado do governo de Raimundo Colombo (PSD), com apoio do PMDB e de alguns outros pequenos partidos políticos; destacou que o Estado de Santa Catarina tem na área da Saúde um "modelo" para o restante do Brasil.

 

Um absurdo esta declaração irresponsável que visa não assumir a verdadeira crise na área da Saúde Pública no Estado catarinense. Enquanto a corrupção e roubos de dinheiro dos cofres públicos praticados pela máfia permeiam em todo o Brasil, estabelecendo a pior e maior crise política-administrativa na Saúde; Segurança Pública; Educação e um alto índice de desemprego que atinge mais de 15 milhões de pessoas no país; é que coloca como consequência direta o agravamento à população.

 

Saúde é um direito universal e garantido pela Constituição Federal. Será ?

Seria sim garantia fundamental a saúde para todos os cidadãos deste país, caso não ocorresse a roubalheira do dinheiro público praticado por quadrilhas e organizações criminosas travestidas de políticos como muitos envolvidos em crimes de corrupção ativa e passiva como demonstra várias investigações da Polícia Federal e do Ministério Público Federal.

 

Diz a Constituição Federal num dos seus principais artigos que a Saúde é direito de todos os cidadãos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução de riscos de doenças e de outros agravos, além do pleno acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção.

 

Este sim é um direito constitucional federal; porém sequer cumprido como haveria de ser cumprido pelos agentes públicos responsáveis pela administração, sejam elas municipais; estaduais e ou federal. Portanto, em Santa Catarina diante do caos instalado na área da Saúde Pública onde mais de R$ 500 milhões estão faltando para dar plena continuidade dos serviços especialmente nas áreas hospitalares e no CEPON.

Comentários (0)
Seja o primeiro a comentar.
© 2010 - 2017 Jornal Destaque Catarina. Todos os direitos reservados
Encaminhe esta notícia
Seu nome
Seu e-mail
E-mail remetente
Comentário
Caracteres restantes

Enviar notícia
Reportar abuso
Seu nome
Seu e-mail
Seu telefone
Comentário
Caracteres restantes

Reportar abuso
Faça seu login!
Login
Senha
Permanecer conectado
Conectar