Sexta-feira, 17 de Agosto de 2018
Exigência no rigor sanitário de aves e carnes exportadas para a UE leva à suspensão
Governo suspendeu exportações de aves e carnes para a União Européia e pede maior rigor no controle sanitário. BRF tem 10 unidades afetadas pela medida
19/03/2018 | 10:32
Postado por: Destaque Catarina
A- A+

Suspenso temporariamente as exportações de aves e carnes para a União Européia; após a BRF ter sido alvo de uma nova fase da Operação Carne Fraca - investigações iniciadas pela Polícia Federal em conjunto com o Ministério Público Federal e Ministério da Agricultura.

 

O Brasil é parceiro da UE de longos anos e nunca havia registro anterior de problemas de saúde pública. Nesta fase da Operação Carne Fraca outras sete unidades da empresa BRF que chega a dez agora com a suspensão temporária de exportações de carnes para o mercado da União Européia.

 

Em Santa Catarina são três plantas afetadas pela medida, sendo uma em Concórdia; outra em Chapecó e uma outra em Capinzal. Avicultura catarinense, por exemplo, responde a 15,2% das exportações de carnes e frangos durante o ano de 2017 para a União Européia. Foram exportados naquele ano cerca de 147,8 toneladas de produtos para a UE com faturamento de US$ 364,9 milhões.

 

Manter a sanidade animal é um dos objetivos maiores dos órgãos de controle da área de saúde animal no país. A fiscalização continua sendo rigorosa a fim de evitar maiores danos à saúde humana e também prejuízos financeiros ao setor produtivo. Santa Catarina é o segundo estado maior produtor de carnes e frangos do país.

 

Além de unidades de Santa Catarina afetadas pela suspensão temporária das exportações de frangos e carnes; constam ainda outras no Paraná; Rio Grande do Sul; Goiás e em Mato Grosso.

Comentários (0)
Seja o primeiro a comentar.
© 2010 - 2018 Jornal Destaque Catarina. Todos os direitos reservados
Encaminhe esta notícia
Seu nome
Seu e-mail
E-mail remetente
Comentário
Caracteres restantes

Enviar notícia
Reportar abuso
Seu nome
Seu e-mail
Seu telefone
Comentário
Caracteres restantes

Reportar abuso
Faça seu login!
Login
Senha
Permanecer conectado
Conectar