Terça-Feira, 30 de Novembro de 2021
Portugal garante Zolgensma gratuito. No Brasil, projeto de lei obriga o SUS a fornecer gratuitamente
17/10/2021 | 21:03
Postado por: Destaque Catarina
A- A+

A Autoridade Nacional do medicamento em Portugal, a Infarmed, anunciou na última quinta-feira (14), a aprovação do financiamento público do medicamento Zolgensma para a atrofia muscular espinhal tipo 1. Trata-se de uma doença que atinge cerca de uma em cada 11 mil crianças naquele país. O medicamento Zolgensma que é senão o medicamento mais caro do mundo, é uma opção terapêutica para crianças com atrofia muscular espinhal tipo 1 - uma doença genética rara que atinge cerca de uma em cada 11 mil crianças somente em Portugal, destacou o regulador nacional em um Imprensa. Segundo o Infarmed, trata-se de um medicamento cujo mecanismo de ação se " encontra direcionado para a causa da doença ", com um esquema de administração de dose única. No Brasil o Dia Nacional da Atrofia Muscular Espinhal (AME) é dia 08 de agosto - data que tem como objetivo conscientizar a população sobre a doença que no Brasil afeta ate 65 pessoas em cada 100 mil indivíduos.

 

A estimativa é que existam entre seis e oito mil diferentes tipos de doenças raras no mundo. No Brasil, segundo estimativa do Ministério da Saúde é de que haja aproximadamente 7 mil casos da AME-A Atrofia Muscular Espinhal. A doença é causada por uma mutação no gene de sobrevivência do neurônio motor 1 ( SMN1), que causa uma deficiência no nível de proteína SMN.

 

Essa proteína é responsável pela sobrevivência dos neurônios motores, que são células da medula espinhal, que controlam os músculos e movimentos do corpo. Os neurônios motores não se regeneram , ou seja, quando eles morrem, não podem ser recuperados, o que torna a doença ainda mais complexa. N.o Brasil, o projeto de lei número 5253/20, obriga o Sistema Único de Saúde 9SUS), a fornecer gratuitamente, por meio do programa Farmácia Popular do Brasil, o medicamento Zolgensma

 

Governo de SC já apresentou projeto à Alesc que isenta o ICMS do medicamento Zolgensma

Um projeto de lei do governo de Santa Catarina, que determina a isenção do ICMS do medicamento Zolgensma, foi entregue para a Assembleia legislativa do Estado de Santa Catarina no final de 2020. Em janeiro de 2019, o governador de Santa Catarina Carlos Moisés, também já havia isentado o imposto do medicamento Spinraza, outra medicação importante para minimizar o sintomas da AME. A dose única do medicamento Zolgensma tem preço aproximado de US$ 2,125 milhões de dólares, ou seja, aproximadamente R$ 11,6 milhões de dólares.

Comentários (0)
Seja o primeiro a comentar.
© 2010 - 2021 Jornal Destaque Catarina. Todos os direitos reservados
Encaminhe esta notícia
Seu nome
Seu e-mail
E-mail remetente
Comentário
Caracteres restantes

Enviar notícia
Reportar abuso
Seu nome
Seu e-mail
Seu telefone
Comentário
Caracteres restantes

Reportar abuso
Faça seu login!
Login
Senha
Permanecer conectado
Conectar