Sexta-feira, 28 de Janeiro de 2022
Brasil registra primeiro óbito pela Ômicron. Pandemia avança
Brasil registra primeiro óbito pela variante Ômicron, cuja cepa é predominante no mundo
07/01/2022 | 9:52
Postado por: Destaque Catarina
A- A+

Brasil registrou o primeiro caso de morte pela variante Ômicron do coronavírus SARS COV-2 ( Covid-19), cuja cepa já é predominante em praticamente todos os continentes. Um home com idade de 68 anos, morador de Aparecida de Goiânia (GO), estava internado em uma unidade hospitalar deste município em Goiás, onde acabou indo a óbito na quinta-feira (06). O paciente havia tomado as três doses de vacina contra a Covid-19 e segundo informações, este paciente tinha histórico de doença pulmonar obstrutiva crônica e de hipertensão arterial. A prefeitura de Aparecida de Goiânia (GO), já havia confirmado que se tratava de um caso da variante Ômicron.

 

Pandemia avança e preocupa a população

O Agravamento da pandemia da Covid-19 no mundo e em especial no Brasil vem preocupando não somente as autoridades de Saúde, porém, a própria população brasileira onde a maioria vê um aumento substancial do número de casos de contágios. O cenário é preocupante onde em todas as cidades brasileiras se vê registros de filas de pessoas frente de unidades de Saúdes (UPAs) e também em Pronto Socorros onde maioria destas pessoas buscam além de realização de testes para a Covid-19, também atendimentos para com os sintomas ligados a Covid-19.

 

Em Santa Catarina, a corrida para realização de testes vem aumentando diariamente tanto em unidades de Saúde onde os testes de respostas são gratuitos ou em farmácias onde há custos para estes testes de Covid-19. Mas, a falta de testes de Covid-19, infelizmente é uma realidade em muitas cidades deste país. É preciso que o governo federal através do Ministério de Saúde amplie a testagem da população brasileira em relação à prevenção para com a Covid-19. Em Santa Catarina, os casos ativos da Covid-19, com predominância da variante Ômicron registrou em apenas 24 hs ( dia 05 para 06 de janeiro 2022 ), 3.082 casos ativos alcançando um total de 11.088 casos ativos em todo o estado de Santa Catarina e com 08 óbitos em 24 horas.

 

O número de mortes pela Covid-19 em Santa Catarina já ultrapassou infelizmente mais de 20.200 mortes pela Covid -19 e já são mais de 1.257.000 casos da doença com mais de 1.223.000 recuperados. Prevenção, prevenção e prevenção é a recomendação principal para se evitar o contágio da Covid-19. E a prevenção contra a Covid-19 vai desde evitar aglomerações, usar máscaras recomendadas pelo Ministério de Saúde e pela Organização Mundial de Saúde (OMS), bem como, usar álcool em gel, lavar bem as mãos com frequência e evitar levar as mãos aos olhos e na boca sem antes promover uma boa higienização; lavar bem os alimentos tais como frutas e verduras com uso de detergentes, higienizar bem roupas e calçados principalmente ao adentrar em ambiente onde a pessoa reside; assim como higienizar embalagens de produtos e manter o ambiente bem arejado com boa circulação do ar. Surgindo quaisquer sintomas suspeitos de Covid-19; a pessoa deverá procurar atendimento médico numa das unidades de Saúde mais próximas de onde a pessoa reside ou em casos mais graves um unidade hospitalar.

Comentários (0)
Seja o primeiro a comentar.
© 2010 - 2022 Jornal Destaque Catarina. Todos os direitos reservados
Encaminhe esta notícia
Seu nome
Seu e-mail
E-mail remetente
Comentário
Caracteres restantes

Enviar notícia
Reportar abuso
Seu nome
Seu e-mail
Seu telefone
Comentário
Caracteres restantes

Reportar abuso
Faça seu login!
Login
Senha
Permanecer conectado
Conectar