Sábado, 16 de Dezembro de 2017
Novos Veículos Individuais de Policiamento da PM de SC despertam a curiosidade da população
Os veículos foram comprados através do projeto Força Tur, que vai investir 7,5 milhões
04/11/2011 | 1:00
Postado por: Destaque Catarina
A- A+

A Polícia Militar de Santa Catarina recebeu sete novos veículos que estão despertando a curiosidade da população. As pessoas que visitaram o Cemitério do Itacorubi, em Florianópolis, nesta quarta-feira de Finados puderam ver dois dos Veículos Individuais de Policiamento (VIP) em ação. Eles também foram vistos em alguns pontos da Beira-mar e do calçadão do centro nas últimas duas semanas.

O VIP é uma nova ferramenta que deve ser usada primariamente em aeroportos, rodoviárias e vias de grande movimentação. Em eventos e datas específicas, como no Dia de Finados, a PM também poderá se utilizar dos veículos para facilitar o policiamento.

— Ele é utilizado para potencializar o trabalho do policial em situações em que ele trabalharia a pé. Ele preserva as características de contato com a população e amplia o raio de atuação do policial, aumentando também a velocidade de deslocamento — explica o tenente-coronel Araújo Gomes, comandante do 4º batalhão da Polícia Militar, que atuou no cemitério.

Outra vantagem levantada pelo tenente-coronel é que o policial fica elevado acima da multidão em uma plataforma de 30cm, que proporciona uma melhor visão do entorno. O veículo é elétrico, e portanto não tem impacto ambiental por uso de combustíveis.

Na operação de policiamento realizada no feriado, o comandante diz que a avaliação do veículo foi positiva em todos os aspectos — inclusive um que não era esperado:

— Atraiu a população para falar com o policial, elogiar a iniciativa e o uso da tecnologia — conta ele.

A compra dos VIPs foi feita através do projeto Força Tur, uma parceria entre as secretarias estaduais de Turismo, Cultura e Esporte e da Segurança Pública. O objetivo principal dos veículos, portanto, é de contribuir para assegurar a segurança dos turistas que viajam no estado. No total, as secretarias fizeram um investimento de R$ 7,5 milhões para aquisição de equipamentos e sistemas de informação.

Segundo a assessoria da Polícia Militar, R$ 800 mil já foram entregues e o restante virá até o fim do ano. Até agora, a PM já recebeu os 7 VIPs, 28 motocicletas e 10 quadriciclos. Os últimos serão usados próximo ao camelódromo de Florianópolis até o início da temporada, quando serão realocados para o policiamento noturno das praias.

Comentários (0)
Seja o primeiro a comentar.
© 2010 - 2017 Jornal Destaque Catarina. Todos os direitos reservados
Encaminhe esta notícia
Seu nome
Seu e-mail
E-mail remetente
Comentário
Caracteres restantes

Enviar notícia
Reportar abuso
Seu nome
Seu e-mail
Seu telefone
Comentário
Caracteres restantes

Reportar abuso
Faça seu login!
Login
Senha
Permanecer conectado
Conectar