ESCÂNDALO EM SC : UNIVERSIDADE GRATUITA CONCEDIDA PELO GOVERNO JORGINHO (PL), BENEFICIA ATÉ FILHOS DE MILIONÁRIOS
Publicado em 24/07/2025
Autoria Destaque Catarina
Uma vergonha ! Isto mesmo: Até alunos de famílias milionárias, alguns deles com patrimônio acima de R$ 200 milhões e outros com patrimônio de até de cerca de R$ 855 milhões, segundo um levantamento realizado em meados de 2024, pelo Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina (TCE-SC); receberam bolsas do programa Universidade Gratuita; concedida pelo governo de Jorginho Mello (PL).
O TCE/SC; em meados de 2024, apontou que 18.323 alunos matriculados em instituições de Ensino Superior do Estado de Santa Catarina, através do programa instituído pelo atual governo de Santa Catarina e com ampla divulgação oficial governamental com gastos públicos elevados desta mídia institucional; não estariam aptos à captar as bolsas do programa Universidade Gratuita, concedida pelo governo do Estado de Santa Catarina .
O programa Universidade Gratuita , é concedido pelo governo de Jorginho Mello (PL); através do Fundo Estadual de Apoio à Manutenção e Desenvolvimento da Educação Superior Catarinense.
O caso levou até a Polícia e o Ministério Público do Estado de Santa Catarina (MPSC), apurar os casos irregulares relacionados ao Programa " Universidade Gratuita " do governo de Santa Catarina. Inúmeras reclamações surgiram por parte de centenas de alunos que tentaram alcançar o benefício e que não puderam serem beneficiados com a gratuidade deste programa de educação no Ensino Superior de Santa Catarina. Houve casos que chegaram ao conhecimento direto em diversas Câmaras Municipais, como exemplo, em Lages, na Serra Catarinense e também levados à discussão na Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina ( Alesc ). À imprensa, a Secretaria de Estado da Educação (SED), informara de que " vai analisar os dados e tomar medidas cabíveis ".