PF IDENTIFICA PLANILHAS DE PROPINAS NO ESQUEMA DE DESVIOS DE APOSENTADORIAS E PENSÕES DO INSS
Máfia, quadrilhas, corruptos que estão sendo dia a dia descoberto por investigações da Polícia Federal (PF), em que identifica investigados por integrar o esquema nacional de descontos indevidos em milhares de aposentadorias e pensões do Instituto Nacional do Seguro Social ( INSS ), os quais mantinham informações sobre propinas organizadas de forma minuciosa e , portanto, criminosa sobre a roubalheira do dinheiro dos milhares de aposentados e pensionistas no Brasil.
O rombo, revelado pelo Metrópoles, diante deste escândalo criminoso de roubalheira de parte dos benefícios de milhões de aposentados e pensionistas e que alcançou cifras bilionárias. Segundo investigações da Polícia Federal (PF), a engrenagem criminosa contava com planilhas para articular os repasses financeiros milionários para quadrilhas, mafiosos, corruptos, ladrões do dinheiro público que prejudicou milhões de aposentados e pensionistas do INSS e onde muitos deles sequer recebeu de volta o dinheiro roubado por estas quadrilhas. O nome da deputada federal Maria Gorete Pereira (MDB-CE), surgiu em uma tabela de distribuição de dinheiro aprendida pela PF, com informações de repasse de R$ 780.433,50. As investigações, ainda, segundo o Metrópoles, apontam que o empresário Natjo de Lima Pinheiro, atuava como sendo responsável pelo esquema. coordenando pagamentos e cobrando planilhas de propinas.
As investigações da PF, apontam ainda que a deputada federal Maria Gorete Pereira (MDB), do Ceará, utilizava sua posição política para viabilizar acordos com o INSS e manter interlocução com várias autoridades, garantindo desta forma o funcionamento das associações envolvidas no esquema criminoso de fraudes e desvios dos benefícios de aposentadorias do INSS. As investigações da PF, aponta também que a advogada Cecília Rodrigues Mota, é considerada uma das líderes da organização criminosa.
Ela e Natjo foram presos na manhã de terça-feira (17/3). O grupo, segundo a PF, utilizava dados falsos inseridos no sistema oficiais para autorizar descontos diretamente nos benefícios de aposentados, muitas vezes sem consentimento das vítimas. Em nota, a deputada federal Maria Gorete Pereira ( MDB-CE), através de sua assessoria, disse que " não praticou qualquer ato ilícito ". O STF determinou que a deputada Gorete cumpra medidas cautelares, incluindo o uso de tornozeleira eletrônica. A PF havia requerido sua prisão, mas STF rejeitou e optou pelas cautelares. Investigações da PF estão abrangendo, inclusive, muitos municípios brasileiros onde descontos de empréstimos bancários e não autorizados por aposentados e, cujos descontos de parcelas surgem em folha de pagamentos, ou seja, da folha de benefícios de aposentados e até de pensionistas.