MORRE AOS 85 ANOS O ARTISTA PLÁSTICO CATARINENSE JUAREZ MACHADO

Morreu aos 85 anos o artista plástico de Joinville (SC), Juarez Machado. A informação foi confirmada à Imprensa na terça-feira (6/10). Juarez Machado, enfrentava um quadro de Alzheimer e foi diagnosticado, segundo informações, com uma pneumonia e estava internado em uma unidade hospitalar de Vassouras (RJ), onde recebia cuidados intensivos.  

O Artista Plástico Juarez Machado (85), iniciou sua atividade artística em 1958 como designer gráfico no Laboratório Catarinense, em Joinville (SC)- sua terra natal, criando vários rótulos e embalagens de remédios. Naquela mesma época, Juarez Machado, produziu vários materiais para o Almanaque Renascim. 

Aos 19 anos, Juarez Machado, iniciou seus estudos na Escola de Belas Artes, em Curitiba (PR). No início da década de 80, Juarez Machado mudou-se para Paris ( França ), onde instalou atelier. Um documentário conta a história de sua trajetória artística e foi exibido recentemente ( dia 30 de setembro ), em Joinville (SC). A produção deste documentário intitula-se " Juarez Machado - Memórias e Reflexões " e ganhou a tela do teatro que leva o seu nome em Joinville (SC): Teatro Juarez Machado no Centreventos Cau Hansen.

Em Joinville (SC), foi instalado também o Instituto Internacional Juarez Machado com centenas de obras de seu acervo artístico. Juarez Machado, fez parte do núcleo de criação de humor da Tevê Globo, juntamente com Henfil e Jaguar durante um período da década de 70 e início dos anos 80. Obras de Juarez Machado, integram diversas coleções no Brasil e no exterior.