Aposentadorias por invalidez permanente em SC
São 210 perícias nesta primeira fase dos trabalhos que vem sendo realizados por uma Junta Médica do Governo do Estado de Santa Catarina que irá ter seu relatório concluído até o dia 12 de setembro, quando o IPREV ( Instituto de Previdência do Estado de Santa Catarina), deverá então divulgá-lo à população catarinense. Denúncias de que praticamente a metade dos aposentados da Assembléia Legislativa do Estado de Santa Catarina- Alesc, teriam sido por \"Invalidez Permanente\", levantou muitas suspeitas de irregularidades.
Afinal, são mais de 450 aposentados e 210 destas aposentadorias foram por \"Invalidez Permanente\". Há caso confirmado de que alguns aposentados tenham obtido o benefício e continuando a exercer atividades e recebendo novos salários. 90% das perícias referentes a aposentados da Alesc já foram realizadas.
A maioria das aposentadorias por invalidez permanente são devido á problemas relacionados a doenças cardíacas, mas nenhum dos integrantes desta Junta Médica é Cardiologista. Quatro deles são Clínicos Geral. As perícias médicas vão abrangem mais de 3 mil aposentados nas três esferas governamentais em Santa Catarina, ou seja, Executivo; Judiciário e Legislativo.
Fantasmas
Outro agravante na Assembléia Legislativa do Estado de Santa catarina- Alesc e isto abrange também outras esferas de Governo do Estado, está relacionado com o chamado \" fantasmas\"- servidor que recebe salários pagos com dinheiro público, mas que sequer comparece ao local de trabalho.
Há ainda aquele tipo de servidor e em muitos casos comissionados que também não comparercem regularmente ao local de onde deveria estar exercendo sua atividade. Uma tarefa mais difícil de detectar, pois muitos deles são indicações diretamente política e que argumentam que estão \"trabalhando\" em serviços externos, ou seja, na rua.