Bilhões em SC desviados

São casos  como estes que vão tramitando na Justiça desde a esfera estadual até federal  como do Supremo Tribunal de Justiça-STJ e do Supremo Tribunal Federal- STF. Intensas maracutais administrativas em Santa Catarina acabaram desviando diversos bilhões de dinheiro público que foram ao longo dos últimos 30 anos desviados e indo para as mãos de mafiosos, corruptos.

São casos que vem desde a bancarrota do BESC- Banco do Estado de Santa Catarina; o caso das Letras do Tesouro; obras supostamente superfaturadas no Porto São Francisco do Sul;  obras de restauração da Ponte Hercílio Luz igualmente sendo investigadas; e ainda uma série de processos que ultrapassam mais de mil deles tramitando no Ministério Público e que investigam muitos prefeitos e ex-prefeitos; vários vereadores; alguns servidores públicos, muitos empresários e até ex-governadores devido às denúncias de irregularidades administrativas.

Bilhões numa verdadeira sangria aos cofres públicos de SC
A soma dos valores públicos financeiros desviados em Santa Catarina pode ultrapassar 20 bilhões- dinheiro capaz de recuperar muitos hospitais; melhorar e construir novas escolas; bem como, melhorar salários no Magistério e na Segurança Pública, áreas que já manifestaram  e ainda continuam mostrando publicamente descontentamentos principalmente com o Governo do Estado.

Só na Prefeitura de Florianópolis (SC), há um desfalque que atinge próximo de R$ 30 milhões devido à aplicação de dinheiro  público no falido Banco Santos, em São Paulo. Tem ainda o caso de desvios financeiros na Prefeitura de Lages (Serra Catarinense), caso que vem sendo apurado por uma CPI instalada na Câmara Municipal e que vai ser entregue relatório à Justiça nos próximos dias.

Na Celesc, vem sendo investigado o sumiço de R$ 51 milhões; na Casan há irregularidades sendo apuradas; na SCGás igualmente com supostos superfaturamento em consultorias; e também em outras empresas ligadas ao Governo do Estado contendo irregularidades já constatadas pelo Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina, o qual em muitos relatórios chamou a atenção do Governo alertando sobre os \"equívocos\" cometidos e que passaram pela aprovação da Assembléia Legislativa de Santa Catarina- Alesc.

Desta forma, cabe à Justiça dar impulso aos trabalhos daqueles processos que tramitam e que estão à mercê de uma decisão conclusiva e que se apure as responsabilidades a exemplo dos diversos casos já definidos e levados à público como tem ocorrido com maior ênfase nestes últimos anos em todo o Brasil.