Ourivesaria e Alquimia dos Metais

A Alquimia é um prática muita antiga. Para  compreeensão do que é alquimia, Sary, que reside em Florianópolis (SC), cita como referência o tema do alquimista Zózimo de Panápoles... 

Contudo, destaca o primeiro alquimista egípcio autenticamente identificado- que é Zózimo de Panápoles, que floresceu por volta do ano 300 de nossa era, em Alexandria. Zózimo.

Embora tenha sido o primeiro alquimista a ser chamado \"filósofo\", refere-se à alquimia como técnica sagrada (leratiche techné) que trataria tanto da transformação dos metais em ouro, por sua morte e ressurreição, como da encarnação ou desencarnação de espíritos.

Tudo isso feito através de operações protoquímicas de destilação, sublimação e coagulação, em instrumentos inventados e construídos pela alquimista Maria, a Judia (daí o famoso nome do equipamento de laboratório trazido até nossos tempos: o \"banho-maria\".

É de Zózimo também a idéia de que existe uma substância que produza a transformação imediata do metal em ouro, quando projetada nela - a substância que sucessivamente toma o nome de tintura, elixir e, finalmente, pedra filosofal.

Seria considerada de virtudes semelhantes às dos remédios, que curavam doenças ou davam longa vida ou, mesmo, eternidade.

Zózimo aceita a idéia caldaica de que os processos alquímicos dependem da conjuntura dos astros e que cada astro corresponde a um metal.

Operar com a prata exige uma posição adequada da lua, tanto como para operar com sucesso sobre o cobre é necessário que Vênus ocupe uma posição correta no céu. Isso corresponde à idéia do Kairus revelada por Ísis. Essa é uma das razões que trabalho a alquimia dos metais   e  a energia das pedras na confecções de talismãs personalizado dentro da mais antiga Arte de Ourivisaria.

www.sary.com.br

Atendimento com hora marcada