TCE/SC vai ás escolas
O Tribunal de Contas de Santa Catarina realizou na quinta-feira (11/10), uma experiência piloto no programa “Portas Abertas”. Para aproximar-se ainda mais do público estudantil, servidores do TCE/SC saíram da sede da Instituição e se deslocaram até a Escola de Educação Básica Professor Benovívio João Martins, localizada no bairro Brejaru, em Palhoça, na região metropolitana da Grande Florianópolis (SC).
Foram desenvolvidas atividades com alunos na faixa etária entre 11 e 13 anos, matriculados nas 6ª e 7ª séries, de quatro turmas do período matutino e cinco do vespertino, totalizando um público de 245 pessoas. O programa inclui noções básicas sobre o papel de fiscalização do TCE/SC e ainda a importância da preservação do patrimônio público.
Na oportunidade, os estudantes receberam o gibi “A nossa parte”, uma publicação do TCE/SC destinada a crianças e adolescentes, que trata do combate ao desperdício do erário e estimula o cuidado e a conscientização pela preservação dos bens públicos. A história em quadrinhos, que tem o mesmo formato e característica do primeiro gibi intitulado “No fim das contas...” — lançado em 2010 com o concurso de redação —, será distribuída não apenas aos alunos atendidos pelo ‘Portas Abertas” como também a todos os matriculados na escola, em torno de 1.200.
Coordenado pelo Instituto de Contas, o “Portas Abertas” foi criado em 2006 para aproximar o TCE/SC do cidadão. Ao longo de suas várias edições — em 2012 foram cinco —, o programa já recebeu, nas dependências da Instituição, estudantes de escolas e universidades públicas e privadas, vereadores e outros segmentos da sociedade, que assistem a palestras sobre as atribuições do Tribunal e a sessões do Pleno.
Saiba Mais: Experiência piloto do programa “Portas Abertas”
|
- Local de realização: EEB Prof. Benovívio João Martins – Palhoça/SC - Data: 11 de outubro de 2012 - Horário: das 8 às 12h e das 13h30 às 17h30 - Turmas: quatro turmas de 6ª série e cinco de 7ª série - Número de alunos: 245 - Servidores do TCE/SC que participam do projeto: Reinaldo Gomes Ferreira (DAP), Débora Cristina Vieira (Gabinete da Presidência), Raul Denis Pickcius (Assessoria da Presidência) e João Luiz Gattringer (Auditoria Interna. |